Já falamos aqui sobre a importância do R.S.V.P e como funciona o R.S.V.P ativo, hoje vamos falar da forma informal de R.S.V.P, que é o passivo. O R.S.V.P passivo é quando você deixa seu convidado a vontade para ligar para o número que foi dado junto com o convite e avisar se irá poder comparecer a ao casamento de vocês ou não.

R.S.V.P passivo É uma boa opção para os noivos que não querem pagar a uma empresa para ficar encarregada dessa parte e para aqueles que vão ter uma festa com um número menor de convidados. Além disso, muitas noivas preferem ficar por conta do R.S.V.P para que fique mais próxima do casamento, cuidando de todos os pequenos detalhes, inclusive dos convidados. Porém não é adequado que os noivos falem com os convidados, pois alguns convidados podem se sentir um pouco desconfortável em que ter recusar o convite falando com os noivos. Você pode pedir para que alguém próximo, como uma madrinha ou sua mãe, fique com essa parte.

A desvantagem para o R.S.V.P passivo é que muitos convidados podem acabar não confirmando a presença, já que aqui no Brasil o R.S.V.P é mais desconhecido. Para os convidados que são próximos, é adequado que os noivos conversem sobre a importância do R.S.V.P, mas nunca faça isso no convite. No convite deve apenas conter a expressão de “responda por favor” ou “confirme sua presença”, ou qualquer outra expressão similar, o contato e o nome da pessoa com quem o convidado irá falar. No contato deve ter um número de telefone, mas também pode ter um email e o link do site de casamento dos noivos.

Muitos noivos hoje em dia decidiram criar um site de casamento para eles, para aqueles que preferirem, também pode adicionar um espaço para que os convidados confirmem a presença. É umsite de casamento para noivos a forma diferente e fácil de fazer o R.S.V.P.

O R.S.V.P passivo é recomendado para casamentos informais, com poucos convidados e para aqueles noivos que não vão precisar saber com certeza absoluta quantos convidados poderão ir a festa, já que corre grande risco dos convidados se esquecerem de confirmar a presença.

Alexia Oliveira

Apaixonada por palavras e casamentos. Futura jornalista.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookPinterestGoogle PlusFlickr

Você pode gostar também de...

  • 84
    O R.S.V.P é uma expressão francesa, “répondez s’il vous plait”, que traduzindo significa “responda por favor’. Quem está planejando uma festa, principalmente uma festa de casamento, sabe a importância que tem saber com certeza quantas pessoas da lista de convidados realmente vão aparecer. E é por isso que o R.S.V.P…
    Tags: que, é, a, r.s.v.p, convidados, de, não, noivos, casamento
  • 78
    O título é esse mesmo noivinhas. Mas não se assustem, estou aqui para mostrar o caminho do não precisar pedir socorro. Tem muito tempo que não escrevo, mas a chefe entrou de férias, depois tive a maior dor de cabeça do mundo com o convite do meu casamento e, por…
    Tags: de, que, a, não, no, do
  • 76
    A viagem da lua de mel já é, por si só, um evento diferenciado. As escolhas de lugar para ir, onde se hospedar e o que fazer devem ser muito criteriosas na hora de planejar a primeira viagem com o cônjuge depois de oficializar a união. Reservar um excelente hotel…
    Tags: de, a, que, é, do
  • 74
    O convite de casamento, assim como a festa, o bolo e todo o resto deve surpreender os convidados. Por isso, saiba como passar uma boa impressão a seus convidados através do convite. O convite é uma prévia de como será o casamento. Convites tradicionais indicam que o casamento será tradicional.…
    Tags: de, casamento, que, convite, a, do, é, convidados
  • 73
    O casamento não é um evento qualquer que planejamos da noite para o dia. É claro que existem cerimônias que acontecem de última hora, mas a grande maioria é cercada de uma organização que preza pelo mínimo detalhe, para que nada passe batido durante aquelas horas tão preciosas. E uma…
    Tags: a, que, do, de, é, casamento