O R.S.V.P é uma expressão francesa, “répondez s’il vous plait”, que traduzindo significa “responda por favor’. Quem está planejando uma festa, principalmente uma festa de casamento, sabe a importância que tem saber com certeza quantas pessoas da lista de convidados realmente vão aparecer. E é por isso que o R.S.V.P é tão importante. O R.S.V.P é uma expressão acrescentada nos convites de casamento para que quando o convidado receba seu convite veja que precisa responder avisando se vai ou não comparecer a festa. Existem duas opções, R.S.V.P passivo e ativo.

Muitos convidados ainda não sabem o que significa do R.S.V.P, então para as noivas que precisam saber com certeza quantas pessoas vão poder ir a cerimonia, é indicado que ela contrate um serviço de R.S.V.P, que chamamos de R.S.V.P ativo, onde uma empresa fica responsável pela confirmação da presença dos convidados.

R.S.V.P passivo e ativoA maioria das empresas funciona da seguinte forma: a noiva faz o R.S.V.P normal, colocando o número da pessoa que ficará responsável por receber as ligações dos convidados no convite e uma data de até quando os convidados podem ligar para confirmar ou avisar que não vão.  Se depois dessa data, alguns convidados ficarem sem confirmar, a empresa responsável ligará para eles e pedirá a confirmação. Geralmente esse serviço é feito duas ou três semanas antes do casamento, já que o buffet só costuma pedir o número de convidados uma semana antes.

R.S.V.P passivo e ativoO R.S.V.P ativo é mais formal e é indicado para os noivos que vão dar uma festa com muitos convidados, pois é bem mias fácil pessoas especializadas fazerem esse serviço, e também é indicado para a noiva que não tem alguém que possa lhe ajudar com a confirmação de presença, já que é bem chato os noivos ficarem por conta das ligações dos convidados, afinal, muitos podem não se sentir a vontade em falar para os próprios noivos que não poderão ir no casamento.

O R.S.V.P passivo é mais informal, e funciona quase da mesma forma. Os noivos deixam o contato no convite e os convidados irão ligar para avisar se vão poder comparecer ou não, mas a diferença é que alguém, conhecido dos noivos (como alguma madrinha, irmã ou a própria mãe dos noivos), é que ficará responsável em atender ao telefone e anotar. Esse serviço é menos eficaz, já que muitos convidados ainda não conhecem o R.S.V.P.

Se você optar pelo passivo, é melhor que converse informalmente com seus convidados sobre a importância desse serviço, assim eles saberão da importância do R.S.V.P. Também é adequado que os noivos coloquem no convite uma expressão em português, por exemplo, “confirme sua presença”.

Passivo ou ativo, o R.S.V.P é de extrema importância para uma festa de casamento, assim a noiva poderá saber quantos convidados realmente irão em sua festa e conseguirá evitar o desperdício (ou a falta) de comida e bebida no casamento.

Alexia Oliveira

Apaixonada por palavras e casamentos. Futura jornalista.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookPinterestGoogle PlusFlickr

Você pode gostar também de...

  • 88
    Organizar um casamento com certeza não é uma tarefa simples e fácil. Geralmente a festa  de casamento é grande, com muitos convidados e nada pode dar errado nesse dia tão especial. O ponto mais importante é saber a quantidade de pessoas que você convidou para o casamento. Tudo será feito…
    Tags: que, de, a, convidados, é, não, festa, casamento, da
  • 84
    Já falamos aqui sobre a importância do R.S.V.P e como funciona o R.S.V.P ativo, hoje vamos falar da forma informal de R.S.V.P, que é o passivo. O R.S.V.P passivo é quando você deixa seu convidado a vontade para ligar para o número que foi dado junto com o convite e…
    Tags: que, r.s.v.p, a, convidados, de, é, noivos, não, casamento
  • 75
    A primeira coisa que pensamos na hora de organizar a festa de casamento é contratar uma banda ou DJ bem descolado pra animar e fazer todos os convidados dançarem “I Will Survive” no meio da pista, mas nem todos gostam ou se sentem bem com esse tipo de brincadeira. Pensando…
    Tags: de, a, que, festa, da, convidados, é, casamento
  • 74
    Entendendo o mini wedding Uma igreja lotada e uma pista de dança em que todos os seus 24 tios com respectivos filhos, genros e netos se divertem pode ser o sonho de muitas noivas. Tenho dúvidas se esses casamentos grandes ainda continuarão sendo a preferência do casal e das famílias.…
    Tags: que, a, de, é, convidados, casamento, não, da
  • 74
    Além da festa de recepção que os noivos preparam nos mínimos detalhes para seus convidados, há noivos que decidem ousar e acrescentam à festa pequenas ou grandes surpresas. Cada detalhe diferente pode ser uma boa maneira de agradecer seus convidados pela presença. Entre as pequenas surpresas que os noivos podem…
    Tags: de, que, convidados, noivos, é, a