Quantidade de comida e bebida por pessoa – Como calcular?

Quantidade de comida e bebida por pessoa

Como economizar no item mais custoso do casamento, o buffet,  sem abrir mão da qualidade? Definir a quantidade de comida e bebida por pessoa é tarefa nada fácil.

A dica de ouro é: Providencie você mesma cada item da refeição que será servida.

Essa tarefa não é simples, mas estamos aqui para ajudá-la. :)

  1. Decida qual será o tipo da festa. Os tipos mais comuns e que serão incluídos nesse artigo são: Coquetel Simples, Coquetel com Jantar ou Almoço, e o Bolo com Champanhe.
  2. Conheça os convidados; número de homens, mulheres e crianças. Quantos consomem bebidas alcoólicas (desejável), idade média (quanto mais jovens, maior será o consumo). Procure sempre confirmar a presença (ver RSVP) para evitar desperdícios e gastos desnecessários.
  3. Defina o tempo de duração da festa – Quanto mais tempo durar a festa, maior a quantidade consumida. As estimativas aqui foram feitas baseadas em uma festa com duração média de 4 horas.
  4.  Defina todos os itens que deverão ser considerados. As quantidades de cada item podem variar de acordo com a presença de outro item, por exemplo: Se houver doces, a quantidade de bolo pode ser reduzida.

Bolo e Champanhe:

Bolo com Champanhe Casamento

Essa é a recepção mais simples, geralmente feita no mesmo local da cerimônia ou em local próximo e tem duração curta. Apenas para os noivos receberem os cumprimentos dos convidados e registrarem o momento. Não há necessidade de mesas e cadeiras para todos os convidados. O ideal é ter áreas para descanso (com sofás, por exemplo) e mesas acessórias, de preferência altas.

  • Bolo: 150 g por adulto, 100 g por criança. – Escolha um bolo bem gostoso!!
  • Docinhos (opcional): 6 unidades por adulto, 4 por criança
  • Champanhe: 1 garrafa para cada 2 adultos
  • Refrigerante: 400 ml por pessoa
  • Água: 300 ml por pessoa

Coquetel Simples

CoquetelUm opção também em conta, ideal para uma festa mais descontraída. Também não há necessidade de mesas e cadeiras para todos os convidados. Principalmente se houver uma pista de dança!

  • Salgados:  15  à 18 unidades por adulto – 8-10 salgados por criança – Escolha entre 5 e 8 tipos de salgados, inclua canapés se preferir.
  • Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança – Escolha 4 a 6 tipos de doces.
  • Bolo: 100 g de bolo por pessoa
  • Refrigerante: 500 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 300 ml de refrigerante e 200 ml de suco por adulto.
  • Cerveja – 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido  Vinho, Uísque ou Champanhe.
  • Vinho – 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem)
  • Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem)
  • Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.
  • Água: 400 ml por pessoa

Coquetel com Jantar ou Almoço

servico-de-buffet-estilo-self-service-

Para quem não abre mão da refeição, o jeito é contratar uma cozinheira. Estabelecer um cardápio simples é o segredo. Entrada, Salada,  Massa e Carne é o cardápio ideal.

Dica: Prefira massa ao arroz – quem não come carne fica satisfeito apenas com uma massa gostosa. Um arroz não teria o mesmo efeito.

Sirva o coquetel antes da refeição principal para evitar sobrecarga da cozinheira e maiores gastos. Dessa forma os convidados também serão bem recebidos logo que chegarem. Monte pelo menos duas mesas com todos o itens da refeição se sua festa tiver mais de 100 convidados. Segue a quantidade de comida.

  • Salgados:  10  unidades por adulto -6 salgados por criança – Escolha entre 5 e 8 tipos de salgados, inclua canapés se preferir.
  • Frios e Entradas – 150g por pessoa
  • Salada: 150g por pessoa – Escolha pelo menos 2 tipos
  • Massa: 200g por pessoa
  • Carne: 250g por pessoa
  • Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança – Escolha 4 a 6 tipos de doces.
  • Bolo: 60 g de bolo por pessoa
  • Refrigerante: 600 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 350 ml de refrigerante e 250 ml de suco por adulto.
  • Cerveja – 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido  vinho, Uísque ou Champanhe.
  • Vinho – 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem)
  • Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem)
  • Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.
  • Água: 400 ml por pessoa

As quantidades podem variar de acordo com o público

Geralmente em festa onde a maioria dos convidados não bebem ou em que não será servido nenhum tipo de bebida alcoólica os convidados acabam consumindo uma maior quantidade de alimentos. Se a festa durar muitas horas também é preciso fazer ajustes de quantidades.

  • Para uma festa sem bebidas alcoólicas adicione aproximadamente 10 a 20% na refeição e 25 a 30% no refrigerante/suco.
  • Para uma festa com uma duração mais longa, adicione 10% na quantidade de tudo por cada hora a mais.

Estabelecer a quantidade relativa dos alimentos e bebidas para uma festa de casamento é uma tarefa complicada. Mas seguindo essas proporções certamente não correrá o risco de faltar nada e se sobrar, não será um desperdício tão grande.

Garçons:

Calcule em média um garçom para cada 15 a 20 convidados. Você precisará de mais garçons se a recepção for um coquetel, nesse caso faça na proporção de um garçom para cada  15 pessoas.

Mira Melke

Sonhar com o dia do meu casamento se tornou a minha maior diversão. Desde então, tenho aprendido muito sobre o mundo mágico dos casamentos. Estou aqui para dividirmos conhecimento, bom gosto e sonharmos juntos. Espero você no meu blog pessoal também; o www.clubenoivas.com

More Posts - Website

Follow Me:
FacebookPinterest

Receba as atualizações do blog Virou Casamento em seu e-mail:

  1. Carlo Rodovalho

    Muito completo esse post. Acho que dá pra tirar qualquer dúvida sobre quantidades de comida para casamento aí. Parabéns Mira. Sabe que eu amo seus posts. ;)

    maio 27th, 2013 // Reply
  2. Mira Melke

    :)

    maio 27th, 2013 // Reply
  3. joana

    Boa tarde Mira, gostei muito das suas dicas e preciso de seus conselhos, eu estarei fazendo 25 anos de casada e não tenho tanto dinheiro para fazer está festa, já tenho o lugar, vai ser na igreja que eu me congrego a onde irei fazer a cerimonia e também a recepção, quero convida 80 pessoas mais sei que nem todo mundo vem, mais é melhor sobra do que falta. Tenho em mente fazer 500 salgadinhos, uma salada de bacalhau, estrogonofe, uma taça da felicidade e um bolo prestigio. Horário 19:00hs seria a cerimonia, a duração da cerimonia seria em media de meia hora, três horas de comemoração termino as 10:00hs. Será que estou dentro dos padrões da economia. O que você me aconselha. Que Deus abençoe você pelo o que você esta fazer por mim e por outras pessoas tirando as duvidas de cada um.

    junho 26th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Nossa Joana, Parabéns!! Quanta felicidade! Tenho certeza que Deus tem abençoado muito o seu casamento e comemorar isso é necessário. Na igreja, então, melhor né!?

      Faça a conta do salgadinhos considerando que entre 85 a 90% dos convidados virão. Isso dá por volta de 70 pessoas. Se formos considerar 10 salgadinhos para cada pessoa, a sua quantidade está um pouco baixa. O ideal para um coquetel com jantar seriam 700 salgadinhos. Se tiver bastante crianças na conta esse número pode reduzir um pouco.
      Na lógica do melhor sobrar do que faltar, eu faria mais alguns.
      Por outro lado, economizaria no bacalhau porque eu não gosto de peixe. (brincadeira) Você acha que combina bacalhau e estrogonofe?
      Faça uma salada mais simples de folhas mesmo, complemente com croutons e queijo, quem sabe um tomate seco.
      Para o estrogonofe, não deixe de fazer bastante arroz e levar a batata palha. Ambos são baratinhos e não podem faltar com o estrogeonofe.

      Espero de coração ter ajudado, e me sinto muito grata pela benção. Que Deus continue enchendo a sua vida de tanta alegria.
      Um grande Beijo, MM

      ps: geralmente, quem não bebe come mais, então capriche na quantidade se a maioria for da igreja, ok? rs

      junho 28th, 2013 // Reply
  4. Giovanni

    Mira, e se eu quiser fazer um casamento (casamento e recepção no mesmo local, jantar e coquetel) apenas com champagne e drinks com champagne (e bebidas não alcoólicas)? Quanto você acha que é a quantidade ideal?
    abs

    julho 1st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Olá Giovanni, acredito que a quantidade ideal seria uma garrafa para cada duas pessoas.

      julho 1st, 2013 // Reply
  5. Sara

    Mira, estou fazendo uma festa de casamento para 150 pessoas, delas umas 50 não bebem bebidas alcoolicas, umas 25 bebem drinks e umas 75 bebem cerveja e drinks juntos.
    Qual seria a quantidade de cerveja e drinks????
    O refrigerante e agua o buffet vai colocar.

    julho 16th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Ei Sara, muito difícil sua situação.. rs

      Você já pensou em consignação?
      Pode ser uma solução para o problema da bebida e assim você só irá pagar pelo que for consumido. Veja com os fornecedores da sua região e veja se vale a pena. Se decidir por você mesma comprar as bebidas, estimaria em 2 garrafas de cerveja por pessoa e pelo menos 3 drinks por pessoa. Para todas as 100 pessoas que bebem. Melhor sobrar que faltar, não é? E sempre tem alguma outra ocasião para comemorar…
      Um Beijo. Mira

      julho 19th, 2013 // Reply
  6. dayanne

    olá tudo bem?
    o meu nome é Dayanne e vou fazer um casamento para 200 pessoas vou servir salgados
    e o jantar arroz batata palha e strogonof e refrigerante e cerveja quanto de cada você acha que devo fazer?
    obrigado

    julho 18th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Dayane,
      Lembrando que é uma estimativa – só você conhece os seus convidados :)
      Salgados: 10 unidades por adulto -6 salgados por criança = 20 centos
      Refrigerante: 600 ml por adulto = 120 litros = 60 garrafas Pet
      Cerveja: 2 garrafas por pessoa que bebe – ???
      Arroz você pode fazer cerca de 100g por pessoa – cru – 20kg
      Strogonof é um pouco complicado de calcular, mas consideraria por volta de 100g de carne por pessoa – 20 kg
      A batata você pode comprar um pacotinho para cada 5 pessoas, acho que basta.

      Espero ter ajudado.
      É tanta comida que até assusta né? rs
      Beijokas, MM

      julho 18th, 2013 // Reply
  7. marlia

    se for “brunch” para 200 pessoas como calculo?

    julho 18th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      O MArlia, Preciso pesquisar, mas isso é assunto para um novo post.
      Fique de olho que ele deve sair em breve. Um beijo.

      Mira

      julho 19th, 2013 // Reply
  8. Mirian

    Oi sou mirian vou casa,e o meu casamento vai ser na igreja e a festa na chácara quero fazer um churrasco vai ter ums 800 convidado tb quero fazer docinho e o bolo e agums salgado quanto eu devo fazer e quanto vai da de carne e farofa calabresa de xurasco e salada e refrigerante e de docinho

    julho 18th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Mirian,
      800 convidados é um mundo de gente!! Eu não me aventuraria a querer preparar tudo para esse povo todo. Veja se é possível contratar alguns churrasqueiros – eles saberão informar ao certo a quantidade de cada coisa. Para essa quantidade toda eu não consigo estimar. Quanto ao restantes das coisas, escolha as quantidades ditas no “Coquetel com Almoço ou Jantar”.

      Um abraço. Me desculpe não saber responder.

      julho 23rd, 2013 // Reply
  9. Rosi

    Olá Mira, tudo bem?
    Vou fazer uma festa simples com um almoço para umas 80 pessoas e, como aqui na Bahia dezembro é muito quente, o que você sugere, devo servir uma entrada? O que eu serviria? E qual a quantidade? Salgadinhos também devem ser servidos além dos docinhos?
    Bom, como você vê preciso realmente da sua ajuda.
    Obrigada!

    julho 22nd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Rosi, tudo bom?

      Você me fez lembrar dos almoços da minha casa, lá no Espírito Santo. Vou te dar os conselhos da minha mãe, pode ser??
      Entradas, Sempre! Pode ser uma torradinha (ou barquinhas) com patê ou antepasto ou frios. É simples, fácil de preparar e abre o apetite. Estime um pouco menos que os salgadinhos, uns 7 por pessoa está bom. É só para abrir o apetite…
      Para o almoço, eu escolheria uma salada bem colorida, um frango grelhado, ou um peixe. Prefira alimentos mais frios. Uma “salada de macarrão” também cai bem nessas horas. Evite alimentos muito calóricos como frituras e reduza a quantidade de arroz.
      Outra coisa que faria é reduzir o chocolate e investir mais em sobremesas geladas, como sorvete, pavê, salada de frutas, etc. Você pode servir em porções individuais. É simples e fica super elegante.

      Espero ter ajudado. Um grande abraço.

      julho 23rd, 2013 // Reply
  10. Carolina

    Bom Dia Mira, vou fazer minha festa de casamento, de convidados vai ter entre 200 adultos e 50 crianças. Estou pensando em fazer bolos salgados e doces, ou salgadinhos. Gostaria que você me ajudasse com a quantidade de bolos ou salgadinhos e refrigerante, não terá bebida alcoólica. Muito obrigada.
    Deus abençoe

    julho 30th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Carolina, tudo bom?

      Se for fazer um bolo salgado você pode reduzir na quantidade de salgadinhos.
      Use como base o coquetel simples e substitua parte dos salgadinhos pelo bolo. Acho que pode colocar entre 150 a 200 g de bolo por pessoa e retirar da conta dos salgados uns 5-6 salgados.

      Ficaria então:

      Bolo Doce: 100 g/pessoa — Se não tiver docinho, pode aumentar esse valor para uns 150g.
      Bolo Salgado: 200g/pessoa
      Salgadinhos: 10 por adulto, 5 por criança
      Refrigerante e suco podemos manter já contando com a ausência da bebida- 500 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 300 ml de refrigerante e 200 ml de suco por adulto. Para as crianças, pode contar uns 300 ml.
      Lembre de colocar água também, pelo menos 200 ml por pessoa.

      ps: Quem não bebe costuma comer mais, então prefira sempre os limites superiores da quantidade, ok?

      Um beijo. Deus te Abençoe tb.

      agosto 1st, 2013 // Reply
  11. Adriana Silva

    Olá.

    Adorei a sua materia. Mira um pedaço da familia do meu noivo são evangelicos eu e ele tambem frequentamos, mas gostaria de servir cerveja no meu casamento afinal de contas esse pedaço representa 15%. Voce acharia errado? A minha festa terá em media 240 pessoas contando com umas 25 crianças. Estou pensando fazer de entrada 3000 salgados, salada 4 tipos, arroz, massa e churrasco, 80 garrafas de refrigerante de 2litros e 200 garrafas de cerveja servida em jarra. Voce acha que ta bom? A festa terá em me´dia de duração 6hrs, porém sou eu que estou organizando tudo, pois contratar um buffet ficaria fora do meu orçamento, meu pai dara toda a carne do churrasco então já economizei bastante.
    Obrigada que Deus te abençoe.

    julho 31st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Adriana, tudo bom?

      Eu e você temos o mesmo problema.
      Com relação a cerveja eu acredito que vai mais da sua vontade mesmo. Se você sente vontade de servir bebida para todos os outros 85% dos convidados eu acho que deveria servir. No meu caso, eu acredito que servirei para os 15% que bebem.. rs
      Eu acho que a quantidade de salgadinho está boa. A de refrigerante está até um pouco alta. Sugeriria tocar um tanto disso por suco. Deixaria 60 garrafas de refrigerante e colocaria pelo menos 40 litros de suco. Tem gente que prefere suco ao refri.
      Eu não entendi a parte da cerveja servida em jarra… você não quer que as garrafas circulem, é isso?

      Como sua festa será um churrasco, eu teria uma outra sugestão para a cerveja. Você pode colocar baldes com gelo e algumas garrafas na mesa daqueles que bebem ou… alugar uma ou duas choperias. Dá uma olhada em quanto fica.. as vezes vale a pena e deixa a festa um pouquinho mais dinâmica. Como não são muitos convidados, não iria formar fila em volta da choperia e você poderia economizar no garçom.

      Um grande beijo, fique com Deus e boa sorte com todos os preparativos.

      agosto 1st, 2013 // Reply
  12. Carla

    Boa tarde !!
    Vou fazer um jantar para 100 pessoas vou servi carne assada e strogonefe de frango como devo calcular.

    agosto 6th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Carla, boa tarde.

      Não vai ter coquetel?
      Calcule em pelo menos 250g do prato principal por pessoa. O que costuma acontecer quando há dois pratos principais é as pessoas pegarem dos dois. Então na conta, não coloque metade de cada. Coloque, por exemplo, 180 g de cada. Em resposta a Dayanne eu falei sobre estrogonofe. Dá uma lidinha lá.
      Carla, eu consideraria colocar alguma entradinha, pode ser coisas simples como torradinhas e patês, queijos ou até amendoins, só para entreter os convidados enquanto não sai o jantar. E se você investir nisso, pode diminuir um pouquinho na quantidade do jantar, que é o que mais pesa.

      Um beijo… se tiver mais dúvidas, estarei aqui.

      agosto 7th, 2013 // Reply
  13. Daniele

    Oi Mira, boa noite!
    Será que você pode me ajudar ? A partir de qual idade que conta uma criança?
    Meu casamento será para 300 pessoas, mas não sei a partir de qual idade eu conto as crianças. Obrigada!

    agosto 7th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Daniele, tudo bom?
      Você pode contar a partir de 5 ou 6 anos… se paga passagem em ônibus, pode contar… rs

      Um beijo!

      agosto 7th, 2013 // Reply
  14. Renan Henrique Sousa

    Bom dia Mira,

    olá tudo bem?
    o meu nome é Renane vou fazer um casamento para 200 pessoas vou servir salgados,doces, bolo
    e o jantar arroz maionese salada e churrasco refrigerante e cerveja quanto de cada você acha que devo fazer?
    obrigado

    agosto 15th, 2013 // Reply
  15. valquiria

    olá
    vou fazer minha festa de casamento para 200 pessoas.com jantar,salgados e doces,refrigerante e cerveja.como calcular,e dicas do que servir para o jantar.

    agosto 20th, 2013 // Reply
  16. Silvani

    Mira,

    Preciso de sua ajuda. Estarei casando agora em setembro (14) e estou a fechar o beffet, contudo não faço a menor idéia de que salgados poderia oferecer aos meus convidados.

    Aguardo anciosa por seu retorno

    Silvani

    agosto 23rd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Silvani, está bem em cima né?

      Seguinte, nada de desespero. O que você precisar ter em mente primeiro é o estilo da sua festa (um casamento mais tradicional, um churrasco, etc) e se você deseja servir apenas o coquetel ou o coquetel com jantar ou almoço.
      Para a primeira opção escolha uma boa variedade de salgados – canepés, salgados fritos (cozinha, quibe, bolinha de queijo, croquetes) e alguns assados (empadas de sabores diferentes, esfirras, etc), alguns salgadinhos mais elaborados podem ser legais também. E se quiser algumas coisas diferentes, você pode servir barquinhas recheadas, e talvez alguns finger foods.
      Se for servir uma refeição, reduza bastante a variedade. Mas tenha alguns fritos, alguns assados e algum espacial – 5 tipos de salgados é um número excelente.

      Os tipos de salgados variam bastante de acordo com o Buffet. Peça provas e escolha de acordo com o seu gosto. De preferência a sabores que costumam agradar a todos – pense nos seus convidados.

      Espero te ajudado.

      Um grande abraço. Beijokas

      agosto 26th, 2013 // Reply
  17. José Gonçalves Francisco

    gostei das dicas mas a minha inquietação reside no seguinte. como cozinhar para as 350 pessoas

    agosto 26th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi José… a ideia é contratar alguém para fazer a refeição. Tem se usado muito ultimamente contratar uma equipe de cozinha e não o buffet completo – é um economia considerável.
      O post é uma ideia e serve para festas menores. Para 350 pessoas fica mesmo muito complicado…

      agosto 30th, 2013 // Reply
  18. Andresa Paula Das Neves Campos

    Ola Mira tudo bom tenhos sim sempre duvidas ao falar de casamento e primeira vez, que vejo site tao bom quanto este que nos ajuda sempre em relacao a duvidas do que servir o que dar ou melhor em tudo.Minha seguinte duvida e esta depois de ter servido os salgados qual a melhor hora de servir o bolo o camafeu,o bem casado,e o meu pao de mel.O pao de mel e uma opcao que a noiva escolheu entao como estou encarregada de dar as partes do doces eu nao queria tirar ele de fora.E tambem a quantidades de doces a serem servidas para 300 pessoas incluindo criancas ….Desde ja agradeco e espero que possa me retornar em breve …….

    agosto 27th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Andresa, Obrigada pelas palavras. A gente sempre tenta dar o nosso melhor para ajudar outras pessoas. Sabemos que para que um casamento aconteça adequadamente são muitos detalhes e sempre que podemos, falamos deles por aqui.

      Acho que o método e a hora da entrega do pão-de-mel depende muito da quantidade disponível. Se a noiva pediu uma quantidade bem grande do doce, o ideal é deixar disponível em uma mesa – talvez lateral à mesa de doces ou na saída. Agora, se a quantidade é limitada (1 por pessoa), pode-se pedir para que os garçons distribuam os pães-de-mel como distribuem o bolo. Outra opção, é deixar como lembrancinha sobre o prato de cada convidado. Assim, todos recebem o seu – se forem educados. :)

      O bem casado é entregue na saída.

      Doces em geral é bom ter pelo menos 5 por pessoa. Bem casado – se for deixar mais livre – pense em 3 por pessoa – o pessoal ama levar para casa e comer no dia seguinte. Para o pão-de-mel a conta pode ser a mesma do bem-casado.

      Espero ter ajudado. Um beijo.

      agosto 27th, 2013 // Reply
  19. mariana pinna

    ola, estou querendo organizar uma festa pra amigos com umas 5h de duracao, na festa servirei somente salgadinhos, e doces, nao vai ter bolo, essa conta de 18 salgadinhos pro pessoa é valida? na festa sera somente cerveja e refrigerantes, qual seria a conta? todos jovens entre 20 e 30 anos… sera uma festa dancante!
    obrigada!

    agosto 27th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Mariana, você pode manter ou até diminuir um pouquinho esse número. Numa festa que o pessoal dança bastante eles até esquecem de se alimentar… (triste, mas verdade)
      Jovem costuma beber mais e comer menos.
      Coloque na conta pelo menos 2 garrafas de cerveja por pessoa e 500 ml de refrigerante.
      O pessoal mais jovem gosta muito de drinks também… se for possível, prepare uma ou duas bebidas diferentes – pensando mais nas meninas. Tenho certeza que vai fazer sucesso!

      Beijokas e Boa Festa!

      agosto 30th, 2013 // Reply
  20. Patricia

    Ola Mira!
    Adorei a sua matéria. Queria aproveitar e te pedir uma ajuda.
    Vou fazer o aniversario de 2 anos do meu filho. Uma coisa simples, em casa mesmo, mas eu não sei calcular, nunca fiz uma festa assim.
    Vou servir torta salgada feita com pão de forma e recheada com frango e creme de ameixa. Cachorro quente, naquele pão pequeno próprio para isso e lanche frio feito no mini pãozinho(tem 15 gramas esse lanche). De doce seria o bolo, e uns 3 tipos de docinho. Como calculo por adulto e por criança?
    Para beber teria refrigerante e suco, qual a quantidade preciso? Não tenho ideia de q suco servir, vc tem alguma? Queria uma opção barata mas q fosse gostosa, pois tem pais q não dão refrigerante aos filhos, então acho importante ter o suco.
    E vc acha que as pessoas ficarão bem servidas com essas opções??
    E só mais uma coisinha…Se eu convidar 70 pessoas por exemplo, eu devo calcular td em cima de 70 pessoas ou tiro algumas, pois sempre falta gente neh?!
    E o bolo, eu q vou fazer, não saberei calcular por gramas ou fatia. Um forma redonda de 25 cm de diâmetro, vc sabe quantas pessoas serviria?? Essa vai ser minha base!
    Obrigada!

    Patricia

    agosto 27th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Patrícia. Tão legal ver uma mãe assim tão dedicada…
      Para a torta, eu pensaria em colocar uma a duas fatias de pão por pessoa. O carrocho quente eu contaria dois, o lanchinho 3. Docinhos você pode colocar quantos for que sempre tem gente querendo para o dia seguinte. Bolo também, viu…rs Mas pode partir de 6. Faça em torno de 10 se for para os convidados levarem para casa.
      Em festa de criança o povo costuma ser bem liberal, ainda mais quando é em casa.
      Para o bolo, acho que se vc fizer nessa fôrma, seria legal fazer duas fornadas – daí coloca uma sobre a outra. Se sobrar você pode distribuir para o povo. Todos vão ficar felizes!!
      Faz a conta para umas 60 que tá bom!! Falta muito gente mesmo, mas se for chamar só os mais próximos é bem possível que a grande maioria compareça. Procure dar uma sondada antes, ajuda… rs

      Beijokas e Parabéns pelo filhão.

      agosto 30th, 2013 // Reply
  21. Andresa Paula Das Neves Campos

    FIquei muito grata pela resposta Mira vc me ajudou e muito entao conversei com a noiva ela me disse que sera um jantar somento o jantar entao eu li acima a indicacao do jantar eu posso esta usando esta opcao para oferecer a minha festa.Pois que ela me contou que gracas ao nosso bom Deus os parentes do marido dela sao evangelicos.Entao se ela nao for dar bebeida alcoolica eu posso estar dando quantos de sucos refrigerante e quantos de comida ou a comida nao prescisa ser aumentada.Mica depois dessas informacoes fiquei viciada no seu blog kkkkkk as vezes me parece que e eu que etou casando louvo a Deus pela sua vida viu pois e desse tipo de pessoas que precisamos para nos ajudar kkkkk,

    agosto 27th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Andresa, obrigada pelas palavras…

      Refrigerante e suco você pode colocar 600 ml por adulto. Estabeleça 350 ml de refrigerante e 250 ml de suco.
      Na comida é bom dar uma aumentada sim.. evangélico come bastante. Pode aumentar de 20 a 30% na quantidade total de alimentos.

      Um grande beijo. Fique com Deus.

      agosto 30th, 2013 // Reply
  22. keila

    Olá Mirá, caso agora em outubro, co,o estou meio sem condições eu mesmo estou organizando u,a recepção para meus convidados, q estão dando total de 200 convidados, vou dar salgados de entrada, depois servirem u, jantar, com arroz, tropeiro e pernil, gostaria de saber a quantia q devo somar por pessoa, e de bebida vai ser refrigerante, suco, água e cerveja, quanto com sua ajuda, desde já agradeço, ah e Vai ter bolo e docinho tbem , bjus

    agosto 29th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Keila. Tudo bom?

      Você precisa ver as contas do coquetel com Jantar.
      Eu não coloquei arroz no post, mas você pode considerar cerca de 100g de arroz seco por pessoa. O tropeiro e o pernil você pode colocar na conta da carne. :)
      Cerveja: 2 garrafas por pessoa. Suco e Refri podem somar 600 ml por pessoa.
      Bolo e docinho, siga a orientação no post.

      Um beijo. Boa sorte com todos os preparativos.

      agosto 31st, 2013 // Reply
  23. Flávia

    Olá Mira tudo bem? Gostaria de fazer um jantar simples para o meu casamento com aproximadamente 200 convidados,pensei em fazer arroz branco,feijão tropeiro,salada,salpicão e carne assada no forno, o que vc acha?Gostaria de saber também qual a quantidade de refrigerantes para todos os convidados,pq não vou servir bebidas alcoólicas.Que Jesus te abençõe muito.
    OBRIGADA…

    agosto 29th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Flávia… gostei do seu cardápio. Bem tradicional… Se sua família curte, acho que vale muito a pena investir nele sim.
      600 ml de bebida por pessoa é um número bom, mas vc pode aumentar um pouco 20-30% já que eles não bebem e principalmente, se estiver em dias quentes.

      Um Grande Beijo. Que Deus te abençoe também e boa sorte com os preparativos. No que precisar, estamos aqui.

      agosto 31st, 2013 // Reply
  24. Maria Firmino

    Olá Mira , eu tenho 20 anos vou me casar ano que vem , no fim do ano , queria uma ideia pro jantar , a entrada vai ser tipo ” buteco ” com mandioca , linguicinha , torresmo , amendoim , carne cozidinha , batatinha em conserva , vai ter cerveja , cachaça com limão e sal , caipirinha e talvez bebidas quentes , bolo e doces . Mais nn faço a menor ideia pro jantar , e como e e meu noivo somos novos nn queria uma coisa muito cliche que todo mundo faz sabe . queria sua ajuda pra calcular a entrada e ajuda com o jantar ! beijoos !
    Amanha é meu aniversariiiiio \o/

    agosto 29th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Maria, Feliz Aniversário!! Tudo de bom para você!!

      Menina.. adorei o seu cardápio.. bem boteco mesmo. Para mim, com esse tanto de entrada, nem precisa ter jantar… rs
      Mas se quiser, algo que seria legal servir é escondidinho de carne seca, arroz branco (para variar um pouco) e saladas. Não precisa de mais. A quantidade é complicado dizer, mas eu colocaria em média 250g de entradas para cada convidado – sem contar torresmo e amendoim.
      Para o jantar, salada a vontade, 100g de arroz e 150 de escondidinho. Isso dá meio kilo por pessoa- o que costuma ser mais que suficiente.
      Mas só você conhece seus convidados, quem bebe muito, principalmente cerveja, costuma comer pouco. Então você pode reduzir um pouco..

      Espero ter ajudado, beijokas

      agosto 30th, 2013 // Reply
  25. Lara Luiza

    Boa Tarde , eu estou pensando em fazer uma festa de 18 anos para mim , irei convidar 70 pessoas , a maioria sao jovens entre 15 a 20 anos , e estava pensando em fazer um jantar com churrasco e frios , mais nao sei se , combinaria . gostaria algumas dicas para na errar , e tambem a quantidade , para que nao haja disperdicio ,
    deste ja Muito Obrigada
    as suas dicas sao Otimas :D

    agosto 30th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Lara, tudo bom?
      Parabéns pelo aniversário!

      Eu acho que churrasco e frios não combinam muito. Eu investira em uma entrada com saladas e pães. Os frios combinam mais com um jantar mais formal ou um almoço. Como vai servir um churrasco, acho legal você manter a entrada já no clima do churrasco. Pode preparar alguns espetinhos com queijos, tomates e verduras. Ficam lindos, coloridos e funcionam como uma abertura ao churrasco. Na quantidade, você pode partir de 250g de carne por pessoa. Coloque também arroz (se quiser um clima mais jantar) ou pães se quiser um clima mais descontraído. Faça uma boa salada e um vinagrete. Pode usar as quantidades do post.

      Tome muito cuidado com a bebida. Eu aconselharia não servir nada alcoólico, uma vez que terá menores na festa. Se acontecer algum problema, você e seus pais serão responsabilizados e isso pode dar até cadeia… : /

      Um beijo. Fique com Deus e Boa Festa!

      agosto 31st, 2013 // Reply
  26. Mira Melke

    Oi Lara, tudo bom?
    Parabéns pelo aniversário!

    Eu acho que churrasco e frios não combinam muito. Eu investira em uma entrada com saladas e pães. Os frios combinam mais com um jantar mais formal ou um almoço. Como vai servir um churrasco, acho legal você manter a entrada já no clima do churrasco. Pode preparar alguns espetinhos com queijos, tomates e verduras. Ficam lindos, coloridos e funcionam como uma abertura ao churrasco. Na quantidade, você pode partir de 250g de carne por pessoa. Coloque também arroz (se quiser um clima mais jantar) ou pães se quiser um clima mais descontraído. Faça uma boa salada e um vinagrete. Pode usar as quantidades do post.

    Tome muito cuidado com a bebida. Eu aconselharia não servir nada alcoólico, uma vez que terá menores na festa. Se acontecer algum problema, você e seus pais serão responsabilizados e isso pode dar até cadeia… : /

    Um beijo. Fique com Deus e Boa Festa!

    agosto 31st, 2013 // Reply
  27. Fernanda A

    Boa noite Mira,
    Gostei muito das suas dicas, mas a maioria é pra casamento. Preciso de ajuda para aniversário infantil(meu filho fará 5 anos). Será num salão, com duração de 4h e meia. Tem cozinha pra preparação dos salgados/doces e área externa pra churrasco. Serão aproximadamente 90 adultos e 25 crianças. Estou na dúvida se sirvo salgadinhos ou churrasco. Gostaria de saber o que ficaria mais em conta. Estou pensando, se servir churrasco, também servir arroz, salada, vinagrete, farofa…mas sem deixar as crianças ou outros convidados de lado, caso não consumam carne, e assim deixar numa mesa sanduíches de metro, mini lanchinhos e mini cachorros-quente. O que acha? Será que gastarei muito? Obrigada.

    agosto 31st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Boa Noite, Fernanda…

      É o blog é de casamento e vou te dizer que não entendo muito de festa infantil. Mas um coisa eu posso dizer… churrasco fica mais caro que salgadinho sim!!
      Principalmente quando estamos falando em festa para crianças. O ideal é fazer comidas que agradem as crianças. Nesse caso, eu acho que as crianças preferem salgadinho, pipoca, doces, etc.
      Quanto ao lanche, acho que seria bem legal servi-los, mesmo com os salgados.
      Você pode colocar também cachorro-quente e carne louca.
      Se quiser agradar mais os adultos e manter um pouco de churrasco, sirva espetinhos com molhos diferentes. Tenho certeza que vão gostar.

      Em festa de criança quem tem que sair feliz são as crianças… os pais ficam felizes como consequência.

      Não esqueça das brincadeiras heim.. rs. Festa de criança tem que ter animação!!

      Um grande beijo. Boa Sorte e sinto não poder te ajudar muito.

      agosto 31st, 2013 // Reply
  28. Micaele Neres

    Oi Mira to quase doida tantas coisas mais vamos pra minha pergunta?
    Tenho em lista para quase 300 convidados,sabe família grande,gostaria de saber pra salgados e doces quando cento de cada salgado escolhido e doces posso fazer???

    Esperando Resposta.

    ATT: Micaele

    setembro 1st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Será só um coquetel?

      Para 300 pessoas você vai precisar de pelo menos 4500 salgadinho – 45 centos! Mas não deixa de confirma o número de pessoas!
      Você pode encomendar um tanto de salgados e servir torradinhas com patê para baratear o custo, se quiser. Pode fazer uns pratinhos e já deixar sobre as mesas.
      Peça pelo menos 6 tipos de salgadinhos. Varie entre fritos e assados (pode ser 20 centos de fritos e 25 de assados). Muita gente não pode ou não gosta de comer fritura.

      Docinhos, você pode escolher pelo menos 4 tipos para fazer e fazer um conta de 6 por pessoa – então seriam 1800 docinhos. Se for fazer em casa, uma boa ideia são os brigadeiros gourmet (de sabores diferentes) e sobremesas (mousses de maracujá com chocolate, chesse cake, brigadeiro etc) em potinhos pequenos – dão pouco trabalho e ficam uma gracinha. Faça 450 de cada tipo. Se gostar de trabalha com chocolate, bombons caseiros também são uma boa pedida.

      Espero ter ajudado. Boa sorte com os preparativos. Aproveita que a família é grande e coloca todo mundo para trabalhar.. ok!?

      Beijokas

      setembro 1st, 2013 // Reply
  29. silvia

    Boa noite
    Adoraria que vc me desse umas dicas pra uma recepção de casamento para 300 pessoas. Uma cerimônia simples estava pensando em fazer um jantar , mais não sei se o que servir gostaria algumas dicas para não errar , e também a quantidade para que não haja desperdício.
    Muito Obrigada

    setembro 1st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Silvia, se quer fazer um jantar econômico, eu diria para você ir de Massas!
      Escolha dois tipos de massa, duas carnes e duas saladas – é suficiente e agrada todo mundo. De massa você pode fazer rondelles de queijo com molho branco e Penne com molho de tomates, por exemplo.

      Uma boa conta da quantidade pode ser:
      Salada: 150g por pessoa
      Massa: 200g por pessoa
      Carne: 250g por pessoa

      Você pode servir a salada e preparar uma mesa de frios antes de servir o jantar. Assim, faz a vez do coquetel. Torradinhas e patês ou algum antepasto podem ser colocados à mesa.

      Um abraço.

      setembro 1st, 2013 // Reply
  30. Priscila

    Olá, vou fazer um almoço simples, com macarrao gelado, arroz, farofa, churrasco, vinagrete e maionese e refrigerante !
    Voce pode me ajudar ? vai mais ou menos 90\100 pessoas !
    queria saber quantidade de tudo isso ?

    setembro 1st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Priscila, tudo bom?
      Você pode somar o vinagrete, a maionese, o macarrão gelado e a batata como salada – total dando em média 150 g por pessoa.
      Arroz faça de 80g a 100g por pessoa – cru. Churrasco – 250g de carne por pessoa.

      Refrigerante e suco – pelo menos 600 ml por pessoa.

      Um beijo e bom almoço!

      setembro 1st, 2013 // Reply
  31. Priscila

    batata a vinagrete tbm !

    setembro 1st, 2013 // Reply
  32. ÉRIKA

    Bom dia Mira!!!!

    Seu blog é uma maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Minha dúvida é sobre os docinhos. Em todos os casamentos que fui a mesa de doces foi “atacada” antes mesmo de jantar terminar e eu entre outros convidados ficamos sem ao menos experimentar os docinhos.Alguma sugestão para que isso não aconteça em meu casamento???

    setembro 4th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Érika, a mesa de doces é realmente um problemão!! O que se usa normalmente é colocar uma pessoa exclusivamente para vigiar essa mesa – a copeira. Ela impede as pessoas de pegarem doces antes da hora. Mas também, de nada adianta ter essa pessoa se a quantidade de doces é pequena e as pessoas levam o sousplat para buscar docinhos na mesa logo que a mesa abre. Uma solução possível é ter muitos doces disponíveis e colocar só parte deles na mesa e fazer reposições, mas uma mesa de doces bonita é uma mesa lotada!! rs

      Certa vez eu pensei em colocar uma faixa de contenção – tipo as de inauguração, com um laço bem bonito, mas também tenho dúvidas sobre a eficiência disso.. rs

      um beijo. Boa Sorte!

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  33. Patricia

    Oi Mira! Obrigada pela resposta! Estava muito perdida. Obrigada mesmo! Td de bom pra vc! Um beijo!

    setembro 4th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      :) – Eu que agradeço o carinho. Um beijo

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  34. carlos jose costa

    Oh Mira Melke, estas Informações são deveras simplista e, no mínimo, inadequadas, quem as seguir quebrará a cara, porque 6 Docinhos: por adulto é um exagero, além de um completo desperdício de dinheiro com doces, só se for para colocar no bolso e levar para casa. Além do que, sendo um casamento, por exemplo, escolher de 4 a 6 tipos de doces para ornamentar uma mesa de doces, certamento proporcionará uma mesa de uma “pobreza” só, que certamente será “descartada” das fotos do evento.
    E o cálculo de 2 garrafas de cerveja por pessoa (ops! tá brincando!), ainda mais para quem bebe e, principalmente, quando não há outros tipos de bebida, só se for para ouvir o comentário de que a festa é no “Saara”. E 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido vinho, Uísque ou Champanhe …. as chances de “quebrar” a cara e estragar a festa são enormes, isto porque para efetivação do cálculo de bebidas e comidas de TODO E/OU QUAISQUER EVENTOS DEVE (obrigatoriamente) se levar em conta; o tipo de evento, o espaço, o público alvo em sua totalidade, A DURAÇÃO do evento e, a estação do ano, porque o clima interfere radicalmente no quantitativo a ser servido .
    UM BOM CONSELHO: Para de procurar economizar em sua festa procurando “dicas” na internet. Se você quer fazer uma festa bonita, organizada e POR UM PREÇO JUSTO, procure quem entende do negócio para não quebrar a cara. Faça uma “licitação” com várias empresas do ramo e assim você minimizará os riscos (sempre haverá riscos, é festa) de ser um fiasco, portanto ESQUEÇA TOTALMENTE estas “dicas” , e se você for fazer um reunião em casa, com os amigos e/ou parentes, mesmo nestes casos, nunca se esqueça de levar em conta o público presente, porque só você sabe, e melhor do que ninguém, o que seus amigos e parentes gostam e, MUITO IMPORTANTE, o que, como e quanto consomem, pois reunião de “evangélicos” é muitíssimo diferente de festa de “buteco”, como se diz no popular. O restante é tudo baboseira postada por “falsos intendedores”. E tenho dito.

    setembro 5th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Olá Carlos, tudo bom?

      Obrigada pela participação. Todos tem direito de expressar sua opinião.
      Gostaria apenas de dizer que todas as informações contidas no post são de fontes confiáveis e uma pesquisa minuciosa foi feita para a realização do mesmo – em sites especializados, em livros e com profissionais mais que reconhecidos no ramo. A estimativa foi feita para uma festa com duração de 4 horas, como está claro no texto e não para uma festa que terá a noite inteira de duração. Além disso, está claro também no post que todas as quantidades podem variar de acordo com o público, duração e etc.
      Não estamos traçando regras imutáveis, nem fornecendo fórmulas mágicas. Até os buffets mais especializados tem dificuldades em fechar as quantidades ideais.

      Não é nosso objetivo aqui desmerecer o trabalho de profissionais, de forma alguma, mas sim, ser um apoio a noivas, ou qualquer pessoa que deseja fazer uma festa. E se essa pessoa deseja ela mesma, ou a família, preparar a alimentação, estamos fornecendo uma linha de partida e o nosso apoio.

      É uma pena que existam pessoas que pensem que só alguém totalmente especializado ou profissional da área seja competente para servir uma refeição. Isso é subestimar o poder da vontade e da dedicação das pessoas. Quanto ao risco, todos sabemos que eles existem, mas, pelo preço cobrado pelo mercado, correr o risco pode ser uma grande vantagem.

      Nunca tomei para mim o título de expert no assunto, mas pesquiso bastante em fontes confiáveis e já participei ativamente na organização de festas e banquetes, por isso me atrevo a falar sobre o assunto e reconheço (leia o comecinho do post) a dificuldade do tópico.

      Um grande abraço.

      setembro 11th, 2013 // Reply
      • Carlo Rodovalho

        Muito apropriado, Mira Melke. Além do mais, todas as ressalvas foram feitas. Esse post está bem completo, inclusive o estamos utilizando como referência para criar nossa calculadora de comidas e bebidas pois acredito que o texto é também uma excelente referência para realizar a estimativa de para o buffet. Parabéns novamente!

        setembro 11th, 2013 // Reply
  35. Nuno Gonçalves

    Boa tarde, apesar do site estar muito completo ainda me restam alguma dúvidas. Quero fazer uma festa para 100 pessoas e a ementa é: Caldo verde, Arroz de feijão e salada de tomate, pepino e alface. Que quantidade de arroz, feijão, batata, couve, tomate, alface e pepino preciso. O acompanhamento é porco no espeto.
    Aguardo a vossa resposta. Obrigado

    setembro 5th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Arroz você pode fazer cerca de 100g por pessoa
      Salada: 150g
      Batata também é bom ter por volta de 100g por pessoa.
      1 kg de feijão dá para umas 15 pessoas.
      Couve vc pode fazer a quantidade que julgar necessária.

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  36. lais mirella

    Então eu vou casar e na minha festa tem mais de duzentos convidados e estou na duvida sobre o q fazer no jantar massa ou churrasco qual dos dois vc acha q sairia mais barato??? Obg bjo

    setembro 11th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Eu acredito que massa seja mais barato que churrasco, mas de qualquer forma, você precisará ter uma carne. No entanto, pode ser uma carne mais simples, como uma lagarto ou um frango.

      Eu iria de massas.

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  37. Ana Paula

    Boa noite, adorei seu site. Vou fazer um jantar a italiana para 80 pessoas estou pensando em sevir, na entrada alichela, sardela e beringela com paezinhos , barquinhas de maioneze , 2 tipos de saladas , lazanha e uma carne assada. qual a quantidade de tudo isso? Não tenho ninguem para servir como,posso organizar a mesa par que cada um se sirva? Aguardo sua resposta , obrigada.

    setembro 11th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Ana, seria interessante ter um garçom para servir as entradas e as bebidas. Mas eu acho que pode ser possível sem ninguém para servir sim. Meu conselho de deixar os espaços bem delimitados. Coloque as entradas em uma mesa, as bebidas em outra e o jantar em outra e mantenha essas mesas relativamente afastadas. O que pode ser feita também é colocar na mesma mesa das entradas, depois que essas já tiverem sido consumidas, a refeição – bastando reorganizar a mesa. Aí você fica com a necessidade de duas mesas apenas. Nunca coloque nenhuma delas junto a paredes. Elas precisam ser acessadas de ambos os lados e se possível, ela ser espelhada como relação ao que está sendo servido.
      Coloque as entradas nas quantidades dos canapés.
      As saladas somam 150 g por pessoa e a lasanha entrar como a massa (200g/pessoa) – Carne você pode reduzir um pouco pq a massa é lasanha, faça entre 150 e 200 g por pessoa.

      Espero ter ajudado.
      Um beijo.

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  38. Ana Carolina

    No caso de bolo com champange, quantos garçons são necessários para 250 pessoas? Posso considerar essa quantidade de 1 pra cada 15 a 20 convidados?
    No caso de servir um pequeno coquetel (pequeno mesmo) enquanto o bolo não é partido, posso considerar quantos salgados por pessoa?
    E por ultimo, quantas mesas acessorias (dessas altas mesmo) são necessárias, considerando 250 convidados?
    Muito obrigada!!!

    setembro 15th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Ana, você pode reduzir quando só servido bolo. Pode ser um para cada 40 que deve dar. Se for servir salgadinhos, tenha pelo menos 10 para cada pessoa, menos que isso é complicado. Use mesas com alguns itens dispostos – isso reduz o número de garçons e você gasta um pouquinhos menos. Quanto às mesas altas – elas são para poucas pessoas. Como é um evento rápido, as pessoas normalmente não se incomodam de ficar em pé. É interessante ter lounges também. Pense em acomodar pelo menos de 30 a 40 % da festa. Cada mesa comporta 3 a 4 pessoas.

      Quanto ao que servir, não sirva nada que exija pratos e mais de um talher (garfo ou colher)

      Um beijo.

      setembro 17th, 2013 // Reply
  39. Jessica Andrine

    Meu casamento será coquetel com jantar para 150 pessoas,combinei com o buffet que eu levaria as bebidas pois tenho um amigo dono de uma distribuidora. A minha dúvida é quanto a quantidade de bebidas. Quero oferecer somente água mineral,refrigerante e cerveja. E a recepção será das 20:00 hrs ás 04:00 hrs se todos aguentarem. Também tem o porém meus convidados na maioria bebem cerveja. Quanto devo comprar de bebida?

    setembro 16th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Jessica,
      Faça a conta de 3 a 4 garrafas por pessoa se eles bebem bem. Compre essas. Depois veja com o seu amigo se é possível deixar algumas de reserva também e vocês pagam se forem consumidas. Senão vocês retornam.
      É bom ter segurança, principalmente se você sabe que eles bebem bem.. rs :)
      Um beijo

      setembro 17th, 2013 // Reply
  40. graziela oliveira

    Olá Mira, vou fazer um chá de bebê para 100 pessoas e quero servir salgados, 03 variedades de patês com torradas, sanduíches frios e caponata italiana; além dos docinhos. Minha dúvida é quanto comprar de torradas e patês e dos sanduiches, pois já encomendei 1.000 salgados e duas receitas da caponata.
    Por favor, você poderia me ajudar? Obrigada, um abraço.

    setembro 18th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Graziela, tente manter a proporção de no máx. 15 unidades por pessoa – um sanduíche você pode pode contar como 2. Um chá de bebê costuma ser rapidinho e são muitas mulheres – mulher come menos.
      E como tem docinhos, elas acabam preferindo o doce ao salgado.

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  41. Juliana

    Meu casamento terá uma festa simples com jantar para umas 300 pessoas; uns 250 adultos e 50 crianças, seria arroz, feijão, macarrao, frango assado, pernil assado e farofa. Terá refrigerantes e cervejas. Poderia me ajudar na quantidade que irei gastar? Obrigada.

    setembro 18th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Juliana, como seu casamento será para bastante gente, eu sugeriria contratar uma cozinheira e uma equipe para ajudá-la. Ela saberá detalhar melhor a quantidade de cada coisa.
      Mas você pode seguir a orientação de 100g de arroz cru, 200 de massa e 250 g de carne por pessoa.

      setembro 22nd, 2013 // Reply
  42. elen cunha

    oi mira td bem?
    estou pensando em fazer um churrasco…meu casamento é a noite…
    arroz branco ,arroz grega.,saladame maionese…..o que poderia servir de entrada?
    obrigada…..

    setembro 21st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Elen, tudo bom?

      Acho que você poderia servir pães e queijos. O próprio pão de alho é um ótima entrada e já diz que tem um churrasco por vir…
      Pães Fraces mini com um recheio gostoso também pode ser uma boa entrada para um churrasco.
      Se você servir aquele queijo qualho na brasa tenho certeza que todo mundo irá gostar também.

      Um beijo e bom churrasco!! rs

      setembro 22nd, 2013 // Reply
      • Lara Alvira

        Oi, tudo bem?
        Sei que o blog é voltado para casamentos, mas vou fazer quinze anos e não tenho noção do que vou servir ainda, a festa será em dezembro, ainda faltam oito meses mas ja estou nos preparativos… a cerimônia vai ser pra umas 60 pessoas, e a boate mais umas 25 .. estava pensando em contatrar uma equipe de cozinheiros, enfim, se eu fizer um cardapio de entrada pensei em salgados e o principal, arroz, strogonoff, salada de maionese de folhas, qual seria a quantidade para essas 60 pessoas? E de bebidas, incluindo apenas cerveja e refrigerante, quantos litros de cada seria aproximadamente para todas as 80 pessoas? *A festa será em torno de 6 a 7 horas e meia.. nao terá muitas crianças. Obg e beijos!

        abril 26th, 2014 // Reply
  43. érica

    Oi mira tudo bem?
    Estou organizando minha festa de 20 anos e chamei 100 pessoas e a maioria são jovens..Gostaria de saber se um jantar vai sair mais barato que salgado, torta e tal..Será festa a fantasia e preciso economizar..O que você sugere que eu faça?

    setembro 24th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oba!! Adoro festa a fantasia!!

      Seguinte.. festa assim tem que ter descontração e guloseimas. Nada de jantar não… Coloque os salgadinhos em um mesa bem decorada com acessórios diferentes – aproveita o Halloween está chegando… se puder, faça alguns salgadinhos diferentes e docinhos. Sabe o que combina muito, pelo menos no meu ponto de vista, aquelas balas de goma de formatos diferentes e chicletes – tem de tudo, dentes, olhos, dedos, minhocas, etc.
      Se quiser servir algo além de salgadinho, uma boa ideia seria servir churrasquinho, melhor se for em pratinhos com outras coisas.
      Invista mais em uma boa música, bebida e se puder em iluminação. Uma festa bem animada é melhor que boa comida nessas horas.. rs
      Seja simples com a comida. Não elabore muito – jovem gosta de coxinha, bolinha de queijo, etc… velho que fica colocando defeito em tudo… kkk

      Com relação a bebida, acho que seria legal ter um bar, para evitar que as pessoas exagerem na dose e para fazer coisas bebidas e legais.
      Outra dica legal é definir, antes de tudo a sua fantasia – afinal, você é a estrela. A festa inteira pode seguir a temática da sua fantasia – assim fica mais fácil de decorar a festa.
      Por exemplo, suponhamos que você vá de Ariel, o restante da festa poderia ser decorado com coisas do fundo do mar.
      Se você for de mimica – a festa toda poderia ser preta e branca e com listras em lugares estratégicos. Mas cuidado para não ficar exagerado. Tenha coisas que remetem, mas não de forma a vc virar mais uma peça da decoração.

      Um beijo, querida. Espero ter ajudado.

      E vamos que vamos… já teve casamento, noivado, festa infantil, festa de um ano, 15 anos e agora é festa a fantasia. Tô adorando esses comentários.. rs

      setembro 25th, 2013 // Reply
  44. Ana Celia

    Boa noite Mira,
    Gostaria de saber de você uma festa com churrasco para 700 pessoas sendo somente mesa de frios, mandioca e carne e caldos, essa festa é pra durar toda a noite, rs qual a quantidade ….? bjos

    setembro 24th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Ana.. acho que o ideal para fazer uma festa durar é ter o momento jantar… é interessante que as pessoas comam bem antes da balada começar.
      Então, se quer um churrasco acho bom preparar pratinhos com carne, mandioca, farofa, vinagrete, etc.
      Depois desse “jantar” as pessoas podem curtir a festa e ficar beliscando.
      Quanto a quantidade, acho que seria legal você conversar com o churrasqueiro, ele saberá melhor te dizer a quantidade certa. Um boa base costuma ser entre 200 e 250g de carne por pessoa.

      setembro 25th, 2013 // Reply
  45. Ana Celia

    para 700 pessoa tenho que montar uma mesa de frios que quantidade eu vou usar?

    setembro 25th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Ana, eu não montaria uma mesa de frios. Fica caro e não acho que combina muito com churrasco. Você pode colocar um queijo qualho e algumas coisinhas para beliscar. Pensa em 100-150g por pessoa.

      outubro 9th, 2013 // Reply
  46. Bruna Lima

    Olá Mira! Tudo bem? Em primeiro lugar, parabéns pelo site, as dicas são maravilhosas!
    Vou me casar em dezembro (já está beem perto) mas ainda estou indecisa quanto ao que servir… De início seria um almoço com lagarto ao molho madeira, mas preciso economizar e pensei em somente um coquetel, porém tem a questão dos salgados que a quatidade aumenta né… A festa será de 150 a 170 pessoas, com duração de no máximo 4 horas. Se for somente o coquetel qual a quantidade de salgados que você me indicaria? Será que sai mais barato? Quanto a bebida vai ser refrigerante, não vamos servir bebidas alcoolicas.

    Muuito obrigada! bjos

    setembro 25th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Bruna, eu acho que fica mais barato sim. Você pode colocar até 20 salgados por pessoa – considerando que não vai ter bebida alcoólica. (Quem não bebe come mais)
      Você pode colocar também algumas comidinhas – polentinha, caldos, pães. Eles são baratinhos e são um charme!

      Boa Sorte com os preparativos. Fique com Deus

      outubro 9th, 2013 // Reply
  47. cristina

    Ola Mira, boa noite.
    Vou preparar o buffet do casamento do meu irmao que sera para 300 pessoas…a noiva ( cunhada) rs, quer docinhos tradicionais e doces finos, um jantar, torta salgada, salgadinhos, mesa de cupcake, bolo para corte, refrigerantes e mesa de doces, quantos itens de cada eu devo preparar, ja que ela disse que a familia dela come pra caramba rsrsrs…eu mesmo vo preparar td, é o meu presente de casamento ja q sou uma das madrinhas. Me ajudeeeeeeee rsrsrs

    setembro 25th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Que presentão heim Cristina!! Você vai fazer tudo isso sozinha? Caramba!! Olha.. se der certo vc me avisa que eu vou te contratar heim.. rs

      Primeiro de tudo, considere o cupcake como enfeite. Não pense em fazer 300 que é loucura. Faça uns 100 no máximo. Não é todo mundo que gosta e 100 cupcakes já formam um mesa lindíssima. O bolo de corte vc pode fazer 80g por pessoa. Vai ter cups tb né? Para o jantar, uma pessoa normal come em média 350-400g. Faça entre 10-15 salgadinhos e 5 docinhos por pessoa.

      Um beijo. Boa sorte!

      outubro 9th, 2013 // Reply
  48. maria josé

    Olá Mira Melke boa tarde !! gostaria de saber quanto custa por pessoa uma festa de casamento para 200 convidados ? aguardo seu retorno , obrigada !!

    setembro 26th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Olá Maria José, os preços variam muito de lugar para lugar e de acordo com o que será servido. Em São Paulo, p.exemplo, os custos podem variar de 40 a 300-400 reais por pessoa. Casar é realmente muito caro, mas vale a pena. :)

      setembro 29th, 2013 // Reply
  49. Ana Dantas

    Ola Mira,
    Gostei muito das suas preciosas dicas.
    Preciso que me ajude com a festa de 15 anos de minha filha. Estou preparando todas as coisas.. Tenho uma dúvida quanto a mesa de doces ou a famosa mesa das Goloseimas. Quem serve as guloseimas ? os convidados se servem? de que maneira? . Como dizer aos convidados que podem se servir “pegar ” os doces, as guloseimas da mesa e em qual momento da festa deve-se abrir esta parte.
    Na festa vou servir um cocktail+ jantar. Qual roteiro devo fazer, considerando que devo logo cedo iniciar o cerimonial para que os convidados não fiquem fadigados? Tenho também que cumprir rigorosamente o horário ajustado com o salão locado para o evento. Me ajuda!!!

    setembro 27th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Olá Ana, tudo bom?

      Com relação à mesa dos doces existem algumas considerações.
      O ideal é que haja uma pessoa responsável por cuidar dessa mesa. Ela que impedirá/permitirá que as pessoas se sirvam. Também inibe um pouco os espertinhos que pegam em exagero. No entanto, essa moça – chamada copeira – é um luxo. Geralmente isso fica a cargo da organizadora ou de alguma assistente. A mesa costuma ser liberada após o término do jantar – quando os convidados não estiverem se servindo mais, depois que todas as fotos oficiais já foram tiradas. O bom dessa mesa é que ela é tão esperada que não precisa ser anunciada… é só deixar a primeira pessoa pegar que logo todos a seguirão. Basta falar com aqueles que estiverem bem próximos que a mesa está liberada.

      Ter alguém para vigiar a mesa é importante pelo menos até serem tiradas todas as fotos.

      Um beijo.

      setembro 29th, 2013 // Reply
  50. Claudiane

    Me ajudou muitoooooo. Muito obrigada pelo seu excelente trabalho.

    setembro 27th, 2013 // Reply
  51. Alexsandra Santos

    Olá Mira tudo bem?

    Vou casar em maio/2014, vou podia me ajudar , pois irei fazer recepção simples, para 250 pessoas, queria servir de entrada batatinha soute, depois os salgados, bolo e doce, para bebidas água,refrigerante, suco e cerveja, tudo isso com a duração de três à quatro horas,Será que fica bom, você podia me ajudar na quantidade de cada.

    Bjos
    Alexsandra

    setembro 29th, 2013 // Reply
  52. Elizet Graça

    quanto de salpicão`é preciso para 200 convidados? junto à salgados ( 20) por pessoa

    setembro 29th, 2013 // Reply
  53. FABIANA

    Bom dia Mira, me ajude… Vou fazer um almoço para 70 adultos e 25 crianças (arroz branco, feijão, strogonoff de frango, carne vermelha e salada tropical), mas não tenho ideia da quantidade que devo fazer. E tambem tem o bolo e os doces que serão servidos. Por favor me ajude na quantidade.

    outubro 2nd, 2013 // Reply
  54. ANA

    Oi Mira, boa tarde…

    Vou fazer recepção para 200 pessoas, quero algo simples.
    Preciso de dicas…. de comida e docinhos.
    Quanto vou gastar em média?

    outubro 3rd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Ana, muito difícil responder a sua pergunta. Tudo depende da sofisticação que você deseja e do local onde vc fará a festa. Se for em sampa, calcule gastar pelo menos 40 reias por pessoa com a refeição e por volta de 1,50 por docinho (foi o menor valor que já vi por aqui). Para economizar você pode encomendar os mais trabalhosos e fazer algusn doces mais simples – se tive sobremesa também pode reduzir a quantidade de doces por pessoa.

      Um beijo.

      outubro 4th, 2013 // Reply
  55. Ana Paula

    Olá Mira!

    A família do meu noivo é muito grande, e eles bebem; parte da minha é evangéllica, e eu e meu noivo somos evangélicos. Optamos por não servir cerveja no nosso casamento. Mas, para agradar a todos resolvemos servir coquetel de frutas c/ álcool para os que gostam e s/álcool para os que não bebem. Além disso, vou fazer um ponche de frutas vermelhas e vinho tinto, e servirei refrigerante. Procurei agradar aos dois lados da família, mas sem cerveja.
    Levando em conta o coquetel e o ponche, quantos litros de refrigerante você acha que eu devo comprar?
    Mandei fazer 3.000 salgados, incluindo canapés e 1.500 doces, além do bolo é claro. O que você acha?

    A festa será para +ou- 150 pessoas, entre adultos e crianças.

    Beijos

    outubro 4th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Ana Paula, tudo bom?

      A quantidade de salgadinhos e doces eu acho que está boa. Pelas contas são 20 salgadinhos por pessoa e 10 doces e isso é bom!
      Quanto ao refrigerante, isso vai depender da sua receita… mas pense em pelo menos 200ml de coquetel por pessa e outros 200ml de ponche por pessoa. Refrigerante você pode considerar uns 400ml por pessoa. Acho que será suficiente. Se for mais gente que bebe que não bebe, você pode aumentar a quantidade do ponche e do coquetel por pessoa. Pense que quem bebe mesmo, vai pegar pelo menos dois de cada.

      Ana, isso é uma estimativa, pense na duração da sua festa, no clima, etc – tudo isso influencia na quantidade de bebida consumida.

      Um beijo. Ótima festa para vocês! Felicidades!

      outubro 4th, 2013 // Reply
  56. ana sales

    olá, mira tudo bem? vou fazer aniversario e minha mãe que fazer uma festinha para 30 pessoas so familia e amigos proximo. o que preparo. :)

    outubro 5th, 2013 // Reply
  57. daiana

    Mira, boa noite. Achei muito interessante seu site. Meus parabéns. então já vi que vou precisar de sua ajuda.

    Vou me casar se Deus quiser no começo do ano e pelo meus cálculos teremos cerca de 400 a 500 convidados e não quero gastar muito, acho que salgados, bolo, doces, refrigerante e água seria ideal para uma recepção simples. você pode me ajudar nos cálculos?

    desde já muito obrigada,

    bjs

    outubro 7th, 2013 // Reply
    • daiana

      Mira, boa noite. Achei muito interessante seu site. Meus parabéns. então já vi que vou precisar de sua ajuda.

      Vou me casar se Deus quiser no começo do ano e pelo meus cálculos teremos cerca de 400 a 500 convidados e não quero gastar muito, acho que salgados, bolo, doces, refrigerante e água seria ideal para uma recepção simples. você pode me ajudar nos cálculos?

      desde já muito obrigada,

      bjs

      outubro 22nd, 2013 // Reply
  58. daiana

    ah e me esqueci pretendo servi coquetel sem álcool também para a mesma quantidade de pessoas.

    att

    Daiana

    outubro 7th, 2013 // Reply
  59. Camila

    Olá Mira!

    Seu texto está ótimo, ajuda muito! Se não for muito incômodo, vc poderia me ajudar?

    Eu e meu noivo estamos fazendo uma festa de casamento para 250 pessoas. Acabamos decidindo por buffet para nos ajudar. No valor do buffet estão inclusos 750 docinhos, além de bolo e sobremesa. Na época, achávamos que 3 por pessoa em uma festa que terá sobremesa e bolo já bastava. Mas tenho lido que, ainda com sobremesa, são necessários mais doces. O que vc acha? Os docinhos serão realmente atacados, precisamos providenciar mais?

    Parabéns novamente pelo seus textos e pela atenção dada a quem comenta!

    Camila

    outubro 8th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Camila, eu providenciaria mais sim!! Eu sempre como mais de 3 docinhos num casamento. rs
      E, apesar de ser deselegante, muita gente leva os docinhos para casa sim. Não tem jeito. Tenha pelo menos 5 por pessoa.

      Um beijo!

      outubro 21st, 2013 // Reply
  60. Karla

    Adoorei era tdo q eu queria e precisava saber!!!
    :-D

    outubro 8th, 2013 // Reply
  61. Alessandra Oliveira

    Olá Mira, tudo bem?
    Em primeiro lugar, gostaria de te parabenizar pelo seu blog. Perfeito!
    Olha, vou casar-me num sábado de dezembro. Gostaria que você fizesse uma análise, pois estou com orçamento apertado,e não quero deixar passar em branco. Será uma “festa” simples, com cerca de 150 convidados, onde 25 são crianças. Os convidados são bem variados, entre eles tem evangélicos, jovens, idosos, gente que bebe muuuito e gente que só bebe água. Rs
    O que você me aconselha pra um cardápio simples, e que agrade a todos, levando em conta que o clima aqui é bem quente e será num espaço aberto?
    O que sai mais barato:
    -Um churrasco de cupim, frango e fígado bovino com arroz, tropeiro, 2 tipos de salada.
    – Arroz, estrogonofe de frango e batata frita.
    Quero também quantidade de salgados, doces e bebida: cerveja, refrigerante e água pra cada uma das opções.
    Ah, tem bolo.
    Beijos, agradecida!

    outubro 8th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Alessandra, só posso te dizer que eu escolheria o estrogonofe. Acho que é mais fácil de fazer e pode sair mais em conta sim. Procure fazer uma salada também. Uma mesa de frios também pode ajudar.
      Para calcular os itens, utilize o dados do coquetel com jantar.

      Um beijo!

      outubro 21st, 2013 // Reply
  62. Alessandra Oliveira

    Mira, esqueci de dizer que será à noite, lá pelas 20 horas.

    outubro 8th, 2013 // Reply
  63. Nancy osmidio

    Nancy Osmidio
    Olá Mira! Vi seu site
    e achei muito legal, gostaria de uma dica vou fazer uma festa de aniversario para 120 pessoas e vai ser churrasco quero fazer um arroz, farofa, salada verde e tem docinho e o bolo é aniversario de 50 anos de um rapaz vai ser a noite das 21 ate as 03 da manha vai ter agua refrigerante,agua,cerveja uisque so q o uisque so vai ser 2 garrafas e o pessoal ñ bebem muuuuuuuito vai tbem ter uma pista de dança gostaria de saber como calcular
    Obrigada e boa noite.

    outubro 8th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Pense em 250g de carne por pessoa – 100g de arroz – 150 de salada. 5 docinhos e 60g de bolo. Dê preferência para a Cerveja, então. Em churrascos ela é o carro chefe. Você pode providenciar galões de chopp também. Acho bacana!
      Tenha pelo menos 2l de cerveja/chopp por pessoa.

      Um beijo e boa sorte!

      outubro 21st, 2013 // Reply
  64. Thaynan

    Oi, Vou fazer um jantar de noivado. sera servido.
    Arroz a grega
    Macarronada
    strogonoffe
    Salpicão
    Feijão Tropeiro
    Bata recheada
    escondidinho de carne
    Bife ao molho madeira

    Bolo
    bem casado
    trufas
    brigadeiro de tacinha
    Refrigerante para os dois momentos

    è uma festa para 30 pessoas e não sei quanto devo fazer de cada coisa principalmente de refrigerante. Gostaria da sua ajuda com urgencia Obrigada :D

    outubro 9th, 2013 // Reply
  65. Valdeci Santos Ramalho

    Oi Mira , queria que vc me ajudasse com a festinha de casamento do meu filho é coisa simples , agente quer fazer um churrasco , arroz temperado ,vinagrete ,mandioca e uma salada , ai a minha duvida é quanto eu faço de arroz , e para temperar quanto vou usar de calabresa ,baycon , cenoura e milho ,e quanto vou precisar de tomate e salada o que vou fazer ? vc acha salada de alface tomate e cenoura ralada fica bom ? a festa é para 70 pessoas depois da cerimonia da igreja que sera as 20:00 hrs ai vamos para um sítio da família onde será realizada a festa ah! vai ter bolo e docinhos mas isso já esta tudo resolvido ,mesinhas ,mesa dos noivos enfim minha dúvida mais é sobre a quantidade de comida ,salada e a carne linguiça etc. O casamento será no dia 18/10/13 ok! bjs

    outubro 10th, 2013 // Reply
  66. Tania

    Boa tarde! Mira adorei as suas dicas, são realmente ótimas. Um amigo vai fazer a festa de 15 anos de sua filha, e estão fazendo tudo em casa , sem o mínimo calculo. A festa e no dia 15/11 com duração de 5 horas e para 260 convidados, para se ter uma ideia, a mãe dele já fez 6.000 mil salgados. Socorro me ajude a ajuda-los. a festa não terá jantar. Obrigada! Aguardo sua ajuda. Bjkas.

    outubro 13th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Nossa, 6 mil é muita coisa. Ainda mais considerando que são para adolescentes. Acho que 4000 já bastava. Mostre para ela esse post, pode ajudar. Um beijo!

      outubro 21st, 2013 // Reply
  67. Débora

    Olá Mira me ajude por favor , dia 02/11/2013 será o meu noivado , irá começar ás 20:00 hrs e pretendo fazer uma mesa de frios , mesa de doces , , 500 salgados e refrigerante , o que vc acha ??? Será 55 pessoas sendo 10 crianças . Quando de salgado vc acha que encomendo ?? E refrigerante quanto por pessoa ??? E a mesa de frios o que deve ter e qual a quantidade . Espero ansiosa sua resposta, desde já agradeço . Bjsss.

    outubro 15th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Débora, tudo bom?
      Na mesa de frios você pode colocar várias coisas – queijos e embutidos (presunto, peito de peru, salame, etc), pode colocar torradinhas e patês, palmito, azeitona, ovo de codorna, tomatinhos cerejas, etc. Ela pode ser bem variada. Tem lugar até para amendoins e castanhas se você quiser. É uma mesa de entradas! Tenha na mesa de frios uns 100g para cada pessoa – pode ser de itens variados.

      Quanto aos salgados, acho que 500 é pouco. Eu encomendaria mais uns 200 pelo menos. 500 seria menos de 10 por pessoa e como não terá jantar, esse número pode ser pouco para algumas pessoas.

      outubro 21st, 2013 // Reply
  68. maria nazaré

    Oi Mira, vou fazer pela primeira ver um evento para 70 pessoas, a quantidade de doces e salgados eu mais ou menos já sei, mas minha dúvida é: que quantidade de salgados e doces eu coloco nos pratos para cada mesa? e quantas rodadas por mesa, a festa durará 3 horas. Se você poder me ajudar eu agradeço imensamente. Bjs.

    outubro 16th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Nazaré, se quer servir os salgadinhos em pratos o ideal é praticamento encher os pratos e ter alguém repondo assim que acabar. Não deixar pratos vazios nas mesas. O número depende também da quantidade de pessoas por mesa. Se forem 8, é preciso ter pelo menos 16 salgadinhos por mesa e a frequência de renovação do prato deve ser relativamente grande. 8 pessoas comem 160 salgadinhos – isso daria 10 pratos de 16 salgadinhos.
      O ideal é que o garçom sirva os salgadinhos individualmente, mas se não for possível, tente não fazer uma pirâmide de salgados nas mesas.

      um beijo

      outubro 21st, 2013 // Reply
  69. Milla

    oi Mira tudo bem Gostaria que me ajudadas se certo rsrs
    Eu quero Fazer uma festa para 500 Convidados e quase todos os convidados bebe 100% 90% Bebe e gostaria de saber o que dou pra eles beber e Pra comer a cerimonia vai ser a noite 19:00. O que eu devo fazer

    outubro 18th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Milla,

      As bebidas que são comumente servidas em casamentos são os vinhos espumantes (o Salton, por exemplo, tem um preço em conta e é super recomendado). Mas você precisa oferecer para os seus convidados o que eles gostam. Se eles curtem cerveja, tudo bem. Pode colocar bastante cerveja que eles ficarão felizes. Outras boas opções são batidas e drinks.

      O cardápio depende muito do estilo de festa que gostaria de fazer. Se for algo mais animado, mais dançante, você pode servir apenas o coquetel, mas se quiser algo mais formal, prefira um jantar. Depende muito também do quanto você quer gastar.

      Um beijo

      outubro 21st, 2013 // Reply
  70. gleici

    ooi quero fazer meu cháde bebê para mais ou menos 70 pessoas quantos salgadinho e bolo devo encomendar??

    outubro 22nd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Gleici, tudo bom? Que gostoso… amo bebês.
      Acho que para um chá de bebê você pode dar uma boa reduzida nesses número – primeiro pq tem uma duração menor e segundo pq a maioria dos convidados é mulher. Você pode colocar uns 10-12 salgadinhos por pessoa que tá bom. Bolo coloque pelo menos 80g por pessoa. Docinhos e guloseimas também são uma boa para um chá de bebê. Aproveite! e Parabéns!

      outubro 31st, 2013 // Reply
  71. Mônica Lima

    Olá! Mira,

    Pretendemos casar em janeiro, mas a grana tá curta. Por esse motivo gostaria de saber se numa recepção para 150 pessoas, fica bem servir, apenas o jantar, doces e o bolo. Bebidas – água e refrigerante, pois não pretendemos servir bebida alcoólica.

    outubro 23rd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Mônica, tudo bem se o jantar não demorar a sair.
      Mas tenho um conselho para te dar. Se não vai haver a espera para o jantar com coisinhas para beliscar, é possível que seus convidados vão embora bem mais cedo do que você esperava. É normal os convidados irem embora pouco depois do jantar quando não é uma balada e não tem bebidas.
      Acho que é melhor você servir algumas coisinha simples e adiar, em pelo menos uma hora o jantar. Assim vocês aproveitam mais o casamento. :)

      Um grande Beijo.
      Se quiser, leia as respostas que dei para outras perguntas que tem várias sugestões de entradinhas baratas.

      outubro 31st, 2013 // Reply
  72. Danielle

    Mira, boa tarde. Tudo bem?
    Preciso de uma orientação…
    Casarei ano que vem e farei tanto a cerimônia como um coquetel simples na Igreja onde frequento.
    Estimo que serão para aproximadamente 300 pessoas, mas não tenho idéia quanto de salgados, refris e sucos que devo comprar. Quanto ao bolo, isso também me preocupa.
    Será que o ideal seria mesmo eu contratar uma empresa para fazer este serviço, ou será que eu consigo? Estou bem confusa do que fazer!
    Me dá uma luz?! rs

    Beijos e muito obrigada!!

    outubro 23rd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Dani, 300 pessoas é um número bem considerável. Tente contratar uma equipe para servir, mesmo que ela seja pequena e deixe pratinhos com salgadinhos em cada mesa. Eles são importantes para servir bebidas e repor os pratinhos. A quantidade das coisas você pode se basear nos números do post.

      Espero ter ajudado. Beijokas

      outubro 31st, 2013 // Reply
  73. Fran

    Olá Mira, bom dia. Tudo bem?
    Na minha cidade, não é comum oferecer coquetel em casamentos. Na verdade, eu nunca fui em um que fora nesse estilo.
    Não é deselegante não servir janta?
    Beijos!

    outubro 24th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Fran, vou te dizer que eu também não gosto quando não tem janta.. rs
      Se você tem a sensação que não servir um jantar pode pegar mal no contexto que você está inserida, se esforce um pouquinho e sirva algo simples – pode ser massas ou finger foods.

      É muito importante levar em consideração os costumes do local e dos seus convidados, caso contrário, eles podem se sentir ofendidos, mesmo que estejamos querendo agradar.

      Um beijo

      outubro 31st, 2013 // Reply
  74. Geni Ferreira

    Gostaria que você me sugerisse qual o melhor prato principal par uma festa de 15 anos como jantar, eu irei fazer uma entrada(coquetel) com salgadinhos, terá doces e bolo. Abraços, Geni

    outubro 24th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Geni, pergunte para a aniversariante o que ela mais gosta, pode ser um ótimo ponto de partida. Em geral as massas são muito bem aceitas. Outra possibilidade é manter um cardápio mais simples – adolescentes não costumam gostar de coisas muito requintadas, então carne e batata e hamburguer fazem bastante sucesso – veja se consegue colocar esses elementos com uma apresentação legal que tenho certeza que todos irão gostar. Inclusive os adultos.

      novembro 3rd, 2013 // Reply
  75. Stella

    Muito legal o post!

    E no caso de ser servida apenas finger food?
    Minha ideia é servir no estilo coquetel, onde os garçons irão levar as porções individuais até a mesa, mas para não demorar muito também haverá um buffet com as porções de finger food.
    Os pratos do finger food serão do tipo escondidinho de carne seca, macarão 4 queijos…
    Quantos pratos por pessoa são necessários? A quantidade de docinhos e bebida uso a mesma do que no caso do coquetel?
    As bebidas penso em chopp, champanhe, wisky, vodka e refrigerantes.
    Obrigada!

    outubro 26th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Stella, legal ter tudo já definidinho assim. Parabéns.
      Pense que cada pessoa como de 400 a 500g – se cada finger food vem 100 gramas, você deve ter entre 4 e 5 porções para cada pessoa. Pode manter sim a quantidade de docinhos e bebidas. E você pode servir salgadinhos também. Use a quantidade do coquetel com jantar.

      Beijokas

      outubro 31st, 2013 // Reply
  76. Andrea

    Mira Melke
    Preciso q me ajude ( se puder é claro srrs )
    Uma amiga ira casar em Janeiro e quer q eu faça o cha de lingerie em dezembro , porem nao tenho noçao por onde começa, sera num final de tarde e ela quer uma mesa de doces ( tipo festa de crainça) e um coquitel com bebida,
    poderia me ajudar a calcular quantidade de comes e bebes, alem se possivel precisso saber INFRA-ESTRUTURA – Todo material (utensílios) a ser utilizado na festa. e STAFF!!
    se puder me ajudar fico grata de coraçao!!
    bjm

    outubro 26th, 2013 // Reply
  77. taynan frança

    ola mira gostaria da sua ajuda pais vou dar um festa para 150 convidados vai ser 6 por mesa no caso vai ser um pratinho por mesa quantos salgados e doces coloco por prato e quantas vezes repito.
    e um aniversario e vai ter duração de 4 horas não vai ter jantar

    outubro 27th, 2013 // Reply
  78. loide

    oi, preciso de um socoroooo. minha f ilha ate uma semana atras não queria nada em seu aniversario de 15 anos agora quer tudo e so faltam 3 semanas para o evento 16 de novembro e so tenho 1300.00 reais para usar O SALÃO , A DECORAÇÃO E BOLO ELA GANHOU .oque servir em media 100 convidados desde ja muito obrigada.

    outubro 28th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Fique nos salgadinhos! Eles são mais em conta e você pode comprar congelados e chamar uma fritadeira. Acho que economiza bastante. Jovens gostam muito de música e balada. Então acho que vale a pena chamar um DJ e fazer algumas bebidas não alcóolicas mas bem bonitas – com frutas e tal. Assim eles vão ficar felizes tirando fotos… eles são muito visuais. Então faça coisas meio exageradas, muito colorido, muitas luzes e tal. Ahh, e esquece os descartáveis de luxo que falei… rs Achei que era para casamento. Compre só dos mais firminhos, mas pode ser simples mesmo.

      Um beijo. Boa Sorte!

      Ah, e não se preocupe com o tempo, vai dar tudo certo!

      outubro 30th, 2013 // Reply
  79. loide

    estou tão nervosa pois não sei o que e melhor servir . salgado agrada mais o jovem , porem acho caro , o jantar agrada o adulto . e não sei se posso servir em descartáveis por favor me ajude .

    outubro 28th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Loide, Todo mundo gosta de salgadinho. rs
      Quanto à louça, você pode alugar, mas se quiser fazer algo bem simples, existem alguns descartáveis que são mais durinhos que seriam mais indicados para a ocasião. Procure por descartáveis finos ou de luxo. Um beijo!

      outubro 30th, 2013 // Reply
  80. Tamara

    Oi Mira, tudo bom? Sei que vem muitas pessoas querendo seus palpites, e eu serei mais uma dessas (desculpa o incômodo), mas é o seguinte, vou realizar a minha festa de casamento em setembro de 2014,detalhe: será na praia! Como sou uma pessoa precavida, já estou matutando e garimpando idéias. A minha dúvida é a seguinte, o que posso servir? Escolhi o coquetel com jantar, mais ainda tenho dúvidas, pois o ideal seria frutos do mar, mas na minha opinião, são poucas as pessoas que gostam (eu mesma não curto). Claro que frutos do mar estarão no cardápio, mais além disso poderia servir o que? Fazer um churrasco mais light? Serão aproximadamente 100 convidados com pouquíssimas crianças (umas 15 no máximo). Me dá uma luz por favor haha.
    Beijos, seu blog está sendo muito útil.

    outubro 28th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Querida, tudo bom? Não é incômodo algum. Pode perguntar a vontade.
      Frutos do mar realmente pode ser um problema, mas você pode usar mesmo assim. :)
      Vai ser no pôr-do-sol?
      O ideal para um casamento praiano são coisas bem coloridas – finger food (polentinhas, tapioca, espetinhos, picadinhos, etc) pode ser uma ótima opção e você pode servir salgadinhos também sem problemas.

      O que acha da ideia?

      Um beijo!

      outubro 30th, 2013 // Reply
  81. ANA PAUAL

    Ola Mira, amei seu post vc esta de Parabéns,
    Vou casar só que para economizar não vou contratar nenhum buffet, vou contratar as cozinheiras e fazer um jantar bacana, vc acha mesmo que deve servir salgados antes e massa? serão 200 pessoas e se tiver dicas do que podemos fazer nesse jantar eu ia agradecer.

    desde ja agradeço.

    outubro 29th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Ana, eu acho bom sim servir alguma coisa antes do jantar. É chato ficar esperando sem ter nada para beliscar, não é mesmo. Você pode deixar pratinhos com torradinhas e patês na mesa caso ache que seria muito trabalho fazer o serviço volante (com garçons servindo). Queijinhos e tomatinhos cereja também são boas opções, principalmente se quer servir massas. Você sabe o que são Brusquetas? Olhe essa receita: http://www.receitasdecomida.com.br/brusqueta-tradicional.html
      É perfeita para entradas de jantares italianos e super fáceis de fazer. Sucesso garantido!

      outubro 30th, 2013 // Reply
  82. edna

    oi querida meu nome e Edna gostaria que você mim dese alguma ideia para eu fazer minha festa de casamento vai ser um casamento simples vai ser no civil e não sei oque servi também não quero bebidas pos nos somos evangelicos a familia dele tbm e quero fazer um jantar simples para 100 convidados intimos espero que vc mim ajude o mais rapido possivel pq ja esta proximo mais eu pensei de servi a janta depois vou servi o bolo,salgados,docinho peço que vc mim ajude … xauuu querida deus ti ama

    outubro 31st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Olá Edna. Obrigada pelas palavras!!

      Um modelo de cardápio que eu gosto bastante e acho que todo mundo gosta também é comida italiana. Vale a resposta que dei para a Ana no comentário acima. Prepare uns dois tipos de massa, uma carne e uma salada bem variada. Para entrada você pode servir salgadinhos mas também pode…
      “deixar pratinhos com torradinhas e patês na mesa caso ache que seria muito trabalho fazer o serviço volante (com garçons servindo). Queijinhos e tomatinhos cereja também são boas opções, principalmente se quer servir massas. Você sabe o que são Brusquetas? Olhe essa receita: http://www.receitasdecomida.com.br/brusqueta-tradicional.html

      Para beber, acho que um bom suco de uva fica perfeito.

      Um grande beijo. Fique com Deus

      novembro 3rd, 2013 // Reply
  83. Marcos

    Oi Mira,

    Vou casar e teremos coquetel + jantar. Ao todo serão 160 convidados e aproximadamente 100 pessoas bebem.
    Terei cerveja pelo buffet e contratei um bar de caipirinha
    Também estou pensando em servir whisky e vinho, mas fiquei em duvida do quanto seria necessário. Qtas garrafas acha que preciso adquirir de cada?

    Obrigado!!

    novembro 1st, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Marcos, acho que ter vinho e whisky é legal sim. Geralmente as pessoas “escolhem” entre vinho e cerveja. Tem sido muito usado o espumante nos casamentos e não o vinho tinto seco. Acho que o espumante tem mesmo mais aceitação. O serviço do vinho deve ser volante e é legal ter pelo menos uma garrafa p cada duas pessoas, mas quem pode dizer isso melhor é você mesmo. Você que sabe o quanto realmente seus convidados bebem. Whisky as pessoas bebem bem menos, imagino que umas 6 garrafas já está de bom tamanho. Você também pode pedir para que sirvam apenas se o convidado pedir. Pode ser até no bar de caipirinhas. Veja o quanto seus convidados consomem normalmente, o tempo de duração da festa e o quanto você pode investir para isso.
      Como Bebida é muito caro, tem várias empresas que trabalham com consumação, podendo devolver o que não chegou a ser gelado. Tente contato com alguma dessas empresas na sua região e eles te explicarão melhor como funciona o sistema. Mas antes de contratar, estude bem se vale ou não a pena.

      Um abraço, Marcos. Tudo de bom para vocês.

      novembro 3rd, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Marcos, acho que ter vinho e whisky é legal sim. Geralmente as pessoas “escolhem” entre vinho e cerveja. Tem sido muito usado o espumante nos casamentos e não o vinho tinto seco. Acho que o espumante tem mesmo mais aceitação. O serviço do vinho deve ser volante e é legal ter pelo menos uma garrafa p cada duas pessoas, mas quem pode dizer isso melhor é você mesmo. Você que sabe o quanto realmente seus convidados bebem. Whisky as pessoas bebem bem menos, imagino que umas 6 garrafas já está de bom tamanho. Você também pode pedir para que sirvam apenas se o convidado pedir. Pode ser até no bar de caipirinhas. Veja o quanto seus convidados consomem normalmente, o tempo de duração da festa e o quanto você pode investir para isso.
      Como Bebida é muito caro, tem várias empresas que trabalham com consumação, podendo devolver o que não chegou a ser gelado. Tente contato com alguma dessas empresas na sua região e eles te explicarão melhor como funciona o sistema. Mas antes de contratar, estude bem se vale ou não a pena.

      Um abraço, Marcos. Tudo de bom para vocês.

      novembro 3rd, 2013 // Reply
      • Marcos

        Oi Mira.. muito obrigado pelas dicas..

        Bjs

        novembro 4th, 2013 // Reply
  84. Danielly

    oi Mira
    vou me casar ano que vem e vai ter 280 convidados e quero servir 2 tipos de sala mais arroz carne ao molho madeira e uma massa que ainda nao sei fora os docinhos e os salgados que eu nao sei qual presciso muito de ajuda vao ser umas 50 crianças

    novembro 5th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Danielly, tudo bom?
      Eu gostei do seu cardápio. Prefira uma massa que não tenha recheio de carne. pode ser de queijo, mas não de carne. Mas por quê? Porque pode ter gente que não cme carne no seu casamento e vc não vai querer que essa pessoa coma arroz puro né? Capelete, rondelle e raviole podem ser recheados, mas você também pode fazer massas pequenas como o Penne ou o Farfalle. (para ninguém se suja com o molho ou ficar com vergonha de comer macarrão com o fio longo)
      De salgados, se quiser valorizar o jantar que será muito bem servido, pode servir torradinhas, queijo empanado, alguns fritos, empadas, etc. Pense nos seus convidados. O que eles gostam de beliscar? É isso que você deve servir.

      Um beijo! Mira

      novembro 12th, 2013 // Reply
  85. Maria

    Olá Mira tudo bem ? Que bom que te encontrei rsrsrs…

    Mira estou preparando uma jantar em comemoração do meu casamento civil, são 100 convidados, não vou contratar buffe eu mesma vou fazer em casa. A duvida e, o que posso servi como jantar e a quantidade de comida por pessoa? pois tenho medo que venha faltar. A minha iedia e servi um arroz branco , cubos de frango na cebola queimanda, tiras de carne vermelha ao molho (como se fosse um strogonofe) dois tipos de saladas e batata palha, o que você acha? Ah e quanto a bebidas doces e salgados qual a quantidade por pessoa . Aguardo anciosa sua resposta, pois sera ainda este mes de novembro 2013. Beijos e fica com DEUS…

    novembro 5th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Maria, me desculpe não ter respondido antes. Estava ausente do blog por um tempo. Mil perdões. Espero que tenha ocorrido tudo bem. Felicidades!

      Mira Melke

      dezembro 12th, 2013 // Reply
  86. Ioná

    Olá, Mira! Preciso muito saber detalhes como: diversidade de alimento e quantidades para um Brunch (200 pessoas). Sei que fica muito mais em conta, se eu mesma correr atrás dos preparativos com cozinheiras do que contratar um buffet. Pode me ajudar com isso? Adoro suas explicações. Parabéns!

    novembro 5th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Ioná, tudo bom?

      Um brunch é um café da manhã bem elaborado. Você pode ter variedade de pães, torradas, tortas, salgados assados, pães de queijo, frios, sucos, espumante, patês. Quando se aproximar mais da hora do almoço, você pode colocar polentas, assados, e até algumas carnes. Itens que podem substituir o almoço e que deixam todos satisfeitos. Até pode incluir massas em pequenas porções. Tenha em mente que as pessoas vão fica circulando bastante e estarão no buffet sempre. Por isso tenha no mínimo duas mesas com todas as variedades.

      Um beijo. Espero ter ajudado

      dezembro 12th, 2013 // Reply
  87. EVELEM

    vou alugar um rancho para o natal e iremos ficar 10 dias eu gostaria de saber o quantidade de arroz,feijao,carne para 20 pessoas

    novembro 24th, 2013 // Reply
  88. enivania

    Boa noite Mira, vou casar e estou meio que perdida sem saber o que fazer de buffet, to pensando em um churrasco, o que você me indicaria para acompanhar o churrasco. Sao 150 convidados? Obrigada

    novembro 25th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Para mim churrasco combina com arroz, farofa, molho de alho, vinagrete, salada de folhas e frituras (mandioca, batata, polenta). Esses itens já são uma variedade boa, mas você também pode acrescer de pães, tem gente que gosta de pão com churrasco.

      dezembro 12th, 2013 // Reply
  89. Eduarda

    Preciso muito de ajuda MM !
    Vou comemorar meus 18 anos, tenho em mente fazer um cocktail bem descontraído, no estilo self-service.
    O orçamento esta curto, e quem está organizando TUDO sou eu.

    Tenho em mente servir de tira-gosto:
    Pães de queijo quentinhos
    Patês(5 tipos)
    Torradas(2 tipos)
    Biscoitinhos para acompanhar o patê
    Pãezinhos
    Tabua de frios singela com queijo prato, mussarela, mortadela, presunto, salaminho italiano e azeitonas
    Amendoim com casquinha crocante(2 a 3 sabores)
    Batatinhas fritas na hora
    Mandioquinha frita na hora
    Linguiça frita na hora(tudo quentinho para não ficar ruim, vou usar uma fritadeira que tenho em casa, pois não tenho verba pra contratar uma ajudante. Pensei em cada um pegar um pratinho, fazer ele no aparador e levar para comer em sua mesa, evitando tumulto na mesa)

    Para o jantar :
    Penne e spaghetti com molho 4 queijos e molho bolonhesa. (Servidos pelos convidados em cumbuquinhas de plástico)

    O Bolo será de 35 cm de diâmetro coberto com pasta americana, estudo ainda um segundo andar com 25 cm de diâmetro só pra efeitos de beleza
    50 cup cakes grandes
    50 pirulitos de chocolate(aqueles com biscoito maria e doce de leite)
    100 trufas pequenas
    100 brigadeiros de copinho
    50 beijinhos de copinho

    Não sei ainda se terá cerveja, mas serão 25 litros de refrigerante e 8 de suco de caixinha(Pra quem não bebe refri.)
    A Festa é para 50 convidados
    Por favor me dê dicas !
    Beijinhos, estou ansiosa por sua resposta !

    novembro 25th, 2013 // Reply
    • maria apareida irino

      quero mantar uma cozinha para atender festas de casamento aniverssario pra todas idades
      ja disribui cartao de vizitas

      dezembro 9th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Nossa Eduarda. Estou impressionada!! Adorei o seu cardápio! Você foi bem criativa com as escolhas. Sua festa vai ser um sucesso!
      Um beijo

      dezembro 12th, 2013 // Reply
  90. erica flora

    ola essas quantidades de doces e salgados por pessoa e um valor total dos doces e salgados ou e por cada tipo de doces e salgados exemplo sao 6 doces no geral ou 6 doces de cada tipo?

    novembro 26th, 2013 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Erica, é no geral. Geralmente a gente escolhe a quantidade de cada tipo de acordo com a preferência do pessoal. Se vamos encomendar 1000 salgados, por exemplo, pelo menos 400 desses devem ser coxinha pq todo mundo ama e o mesmo para outros salgados. Você distribui a quantidade pelas variedades.
      Um beijo

      dezembro 12th, 2013 // Reply
  91. Eunete Seixas

    Boa tarde….farei um evento para 500 pessoas. Bebida: 02 tipos de refrigerante, 04 tipos de suco, 2 tipos de coquetel sem álcool, água com e sem gás. Será servido canapés, folheados, fritos, 02 tipos de caldo, 02 pratos quente nos empratadinhso, e bolo, por duas horas. Qual a minha quantidade?

    novembro 28th, 2013 // Reply
  92. amanda

    Oi estarei fazendo uma festa de um aninho são 150 convidados gostaria de saber exatamente a quantidade de salgadinhos e docinhos refrigerante e cerveja e o kg do bolo,

    novembro 29th, 2013 // Reply
  93. fabiana

    Vou fazer uma festa de 30 anos para 80 pessoas com pista de danca minha ideia e fazer uma mesa e as pessoas se servem de frios, e comida japonesa vou ter garcons para bebidas vou servir espumante, cerveja, whisky , refrigerante e agua

    novembro 29th, 2013 // Reply
  94. mary

    oi, vou batizar minha filha dia 15 dezembro desse mês. obs; ela tem 12 anos. vão estar aqui umas 20 a 30 pessoas. o combinado para almoço foi; frango assado, arroz colorido, saladas verdes e salpicão. de entrada salgadinhos, e refrigentes , e no final iremos partir um bolo. será que 20 refrigerantes, 200 salgados, 2 kilos de arroz, 3 frangos, 4 kilos de salpicão esta correto ou tenho que almentar a quantidade?

    novembro 30th, 2013 // Reply
  95. Sabrina

    Olá, preciso de ajuda. Minha filha fará 15anos em novembro e nossa lista fechou em 350 convidados isso enxugando o máximo rsrs. Pois bem,gostaria de saber a quantidade aproximada de salgadinhos,doces,cervejas e refrigerantes. Até porque 200 bebem cerveja e 150 refrigerantes,a duração é de 5 horas de festa. Desde já muito obrigado!

    dezembro 2nd, 2013 // Reply
  96. Marcela

    Boa Tarde !
    vou fazer uma festa de 1 ano
    vai ter mini hamburgue , cachorro quente , mini pizza , salgadinho variados ,batatinha frita , torta , pipoca , picolé , geladinho , docinho , bolo gelatina , gelatina com creme de leite

    dezembro 6th, 2013 // Reply
  97. Marcela

    festa para 240 sendo 50 criancas

    dezembro 6th, 2013 // Reply
  98. Ana Cristina

    Oi Mira!
    Parabéns pelo blog,conheci hoje e adorei!
    É exatamente isto que eu procurava,informações preciosas e bem explicadas!
    Parabéns,agora irei frequentar sempre o blog!
    Abraços!

    dezembro 8th, 2013 // Reply
  99. ana

    boa tarde. preciso saber da quantidade exata de arroz, dos ingredientes da farofa e do vinagrete para 20 pessoas num churrasco.por favor me ajude…

    dezembro 10th, 2013 // Reply
  100. angela

    ola ,vou fazer um jantar pra 250 convidados ,sera estrogonof,arroz e batata palha,tera coktail,salgadinho e refrigerante ,o qual contidade tenho q comprar pra fazer o jantar estou sem noçao ,nao sei calcular ,voçe pode me ajudar?

    dezembro 11th, 2013 // Reply
  101. aparecida

    quanto gasto para fazer um casamento que sera realizado as 20hs, e apos um jantar em minha residencia 180 pessoas, a opçao sera arroz, carne ao molho madeira , salada, e farofinha, bolo e doces. qual a carne ideal e de preço mais acessivel, bebida e refrigerante queria tambem saber a quantidade , a fetsa sera em janeiro proximo, festa descontraida , obrigada

    dezembro 12th, 2013 // Reply
  102. jaqueline

    Olá querida boa tarde! Minha filha vai casar e preciso de 2 dicas:
    1º é no noivado que será um almoço no dia 1/1, para aproximadamente 30 pessoas, serviremos massas: lasanha,panquecas e tipos variados de massas c/molhos diversos. Preciso fazer uma entrada? o que seria?
    Para o casamento serão 300 pessoas, o casamento será ás 16hs, contando c o atraso,acho q a recepção será por volta das 18hs, faremos no salão da igreja mesmo. Pensamos em coquetel simples ou vc acha que o brunch é melhor?

    Obrigada
    Jaqueline

    dezembro 13th, 2013 // Reply
  103. LUCIA SOUZA

    OLÁ, VI SEU SITE E ACHEI MUITO BOM. SERÁ QUE PODE ME AJUDAR ? PRECISO FAZER UM JANTAR PARA 200 CONVIDADOS, SERVIREI CHURRASCO MAS NÃO SEI A QUANTIDADE DE VINAGRETE QUE PRECISO FAZER E O QUANTO COMPRAR. PODE FALAR PRA MIM? MUITO OBRIGADA, BJU!

    dezembro 18th, 2013 // Reply
  104. rosana

    oi mira achei este site e fiquei muito felizes preciso urgente que alguem possa me ajudar vou fazer um casamento para uma amiga da minha filha e ela vai aproventado o casamento e fazer o cha de fraldas ela me disse que e bem simples
    ela quer servir estrogonoff de frango e pra 150 pessoas
    ja fiz algumas festinha mais nada de servir almoço preciso urgenti que vc me responda pois o casamento e agora dia 28 de dezembro estou apavorada e eu que vpu cozinhar e fazer os salgado
    quanto de salgado devo servir antis do almoço e devo servir alguma salada e que tipo se devo muito obrigada bjs e aguardo reposta

    dezembro 21st, 2013 // Reply
  105. Nilda

    amada mira socorro farei 50 anos 25 de abril darei uma festa para 200 pessoas nao tera bebida alcolica sou evangelica quero dar un jantar pensei um prato com bacalhaau nao sei o servi antes . obolo sera de nozes etera docinho maravilhoso que faco gostaria de dicas para que fosse e sera um jantar 10 agradeco deus lhe abencoe.

    janeiro 7th, 2014 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Nilda, quer servir algumas entradas com elegância? Prepare queijos, tortinhas e torradas com patê. Vão combinar com o bacalhau e não vai pesar. Batatas temperadas também podem ser uma boa pedida.
      Olha essa receita de batatas rústicas: http://gastrolandia.uol.com.br/receitas/batatas-rusticas/ ficam uma delícia como entrada, acompanhada de uma saladinha. No simples, fica perfeito.

      Um beijo. Boa festa!

      janeiro 15th, 2014 // Reply
  106. jessica

    oi…
    Mira irei me casar no fim do ano e estou pensando em fazer algo bem simples para os convidados.
    Tenho alguns contatos e consegui carne mais barata. Pensei em fazer um churrasco.
    A comemoração será à noite após a cerimônia. São em torno 150 convidados. O que fazer de acompanhamento de um jeito que fique bem em conta? E qual a quantidade de carne e acompanhamento que devo fazer?

    Abraços. Deus abençoe.

    janeiro 7th, 2014 // Reply
    • Mira Melke

      Eu investira em uma entrada com saladas e pães. Pode preparar alguns espetinhos com queijos, tomates e verduras. Ficam lindos, coloridos e funcionam como uma abertura ao churrasco.
      Como acompanhamento, você pode servir arroz, farofa e vinagrete. O tradicional do churrasco! Para variar um pouco, pode servir também batatas de diferentes tipos.
      Se tiver um tempinho, acho que seria legal ver os comentários anteriores também. Tem muitas boas ideias sobre churrasco aí em cima. Aproveite.

      Um beijo. MM

      janeiro 15th, 2014 // Reply
  107. Cláudia

    Olá Mira! Amei sua página.Sou sua fã! Parabéns,me ajudou demais!

    janeiro 10th, 2014 // Reply
    • Mira Melke

      Obrigada, querida. ;) Um beijo bem grande!

      janeiro 15th, 2014 // Reply
  108. Maria Tereza

    Oi, Mira. Tudo bem? Vamos fazer uma ”chá” de casamento hehe será bem simples. Pretendemos servir apenas salgadinhos. São 25 convidados, quase todos com mais de 40 anos. Vamos encomendar 7 tipos de salgadinhos, mas não sei quantos encomendo. Sei que se conta uns 15 por pessoa, mas se tem 7 tipos diferentes, calculo 3 de cada tipo por pessoa? Não será pouco? Obrigada

    janeiro 12th, 2014 // Reply
    • Mira Melke

      Tereza, geralmente as pessoas escolhem seu preferido e o preferido dela e diferente do preferido da outra pessoa. Exceto coxinha, que todo mundo ama…rs Escolha maior quantidade do tipo que você acha que o pessoal gosta mais. Não precisa ter a mesma quantidade de todos.

      beijokas. MM

      janeiro 15th, 2014 // Reply
  109. Jacqueline

    Olá Mira, Boa tarde.
    Estou organizando por minha conta o aniversário de 15 anos da minha filha para 230 convidados e gostaria que avaliasse se as quantidades abaixo relacionados estão de acordo com o número de convidados:
    3500 salgados
    2 tipos de caldo
    10 pcts de 2,5Kg batata frita
    300 mini-pizza
    300 ovos de codorna
    700 docinhos comuns
    40 garrafas de 3 litro de refrigerante
    180 garrafas de 1 lt de cerveja
    30 garrafas de água
    30 litros de suco
    Fico no aguardo e agradeço desde já.

    janeiro 15th, 2014 // Reply
  110. suzana

    oi Mira, gostei muito das dicas que vc deu pra outras pessoas, e gostaria que me desse uma luz tmb.
    Estou querendo fazer os 15 anos de minha filha, já tenho o espaço e o vestido e tenho 10.000,00 pra investir no resto quero fazer uma festa arrumada para 100 convidados o que me sugere?

    Bjs
    Suzana

    janeiro 17th, 2014 // Reply
  111. monica ferreira de souza

    OI MIRA MELKE
    boa noite meu aniversario de 50 anos,convidei 150 amigos,pretendo servir salgados,refrigerantes cerveja,vai ter docinhos bolos e o jantar,servirei arroz frango molho branco e carne molho madeira e um salada ,mandei fazer um mil e quinhentos salgados ,obrigada bjos.

    janeiro 18th, 2014 // Reply
  112. Denise Ap. F. do Nascimento

    minha filha vai fazer 15 anos e eu não tenho condições de fazer uma festa a altura,eu vou fazer algo bem simples para 120 pessoas entre crianças a partir de 4 anos o que fica mais barato churrasco e jantar ou um estrogonoff de carne e de frango batata palha e arroz branco salada. mas não sei calcular a quantidade me ajude por favor é em março

    janeiro 19th, 2014 // Reply
  113. Fabiane

    Bom dia Mira..gostei da ideia da cozinheira…vc conhece alguma de confiança? ABç, Fabiane

    janeiro 21st, 2014 // Reply
  114. Fabiane

    vou fazer meu casamento no salãi de festas junto com a cerimonia e gostei da ideia de uma cozinheira..(ficaria mais barato que contratar buffet né?)…vc teria alguma de confiança?

    janeiro 21st, 2014 // Reply
  115. valmirialucia da silva

    mira ola gostaria de uma ajuda vou min casa vou convida 80 pessoas quanto de salgado devo faze e docinhos
    mande pra min ugentemente obrigado meu nome e valmiria

    janeiro 21st, 2014 // Reply
  116. LILIAN

    Boa tarde Mira!
    Vou fazer um casamento para 400 pessoas, vou contratar um pessoal para fazer a comida. Estou com uma duvida: sai mais em conta servir antes do jantar salgadinhos ou pequenas porçoes de escondidinho? E quanto de cada um eu calculo por pessoa. Outra duvida é qual seria uma carne em conta e saborosa para servir, pois pensei em lagarto recheado, mas estou na duvida! E em relação a bebida(cerveja) é mais em conta litrão ou garrafa de 600?
    Obrigada pela atenção!
    Abraços!

    janeiro 23rd, 2014 // Reply
  117. leticia o s pereira

    oiiii mira.
    boa tarde.
    bem faço 2 anos de casada em setembro e gostaria de fazer uma festinha para 50 convidados.
    to pensando em servir.
    BOLO.
    SALGADINHO 500.
    DOCINHO EM COPO 100.
    FRIOS 150.
    REFRIGERANTE 100 garrafas.
    AGUA 2 MALAS.
    Estou em duvida sobre a quantidade de bolo.
    se puder me dar umas dicas muito obrigada.
    bjss fique com deus.
    aguardo resposta

    janeiro 24th, 2014 // Reply
  118. SABRINA

    OI Mira Melke gostei muito das suas dicas vc pode me ajudar eu vo casar e a festa sera para 40 pessoas eu queria apenas churrasco e saladas pães maionese e as bebidas bolo ,doces…tudo muito simples tipo de rosa kkkkk
    pode me ajudar dando umas dicas muito obg.

    janeiro 28th, 2014 // Reply
  119. Fernanda

    Boa tarde
    E meu aniversario e estaremos fazendo uma festa para 200 convidados, porem não sei o quanto comprar, quero fazer uma mesa de frios, jantar e no outro dia fazer uma mesa de buteco.
    Para o jantar eu já sei a quantidade porem para a mesa de frios e a mesa de buteco eu não tenho nenhuma noção. poderia me ajudar? Quanto de presunto, de queijo, etc.?
    Obrigada.

    janeiro 28th, 2014 // Reply
  120. Jéssica Santos

    Olá Mira Melke, Nome diferente porém, bonito :D
    Bom, estou planejando meu casamento para 80 pessoas, será numa chácara só para amigos e família, irei contratar um buffet para servir coquetel, frios, docinhos e um jantar. Nesse buffet eles fazem a ornamentação, mas gostaria muito de eu mesma fazer algumas coisas para economizar nessa parte, porque economizaria bastante creio eu. Gostaria de ajuda no que eu poderia fazer para a ornamentação e tbem nas lembrançinhas, lembranças de mesas e tal.
    Aguardo Resposta, abraços !

    janeiro 29th, 2014 // Reply
    • Mira Melke

      Oi Jéssica, obrigada.

      Primeiro você precisa saber se o buffet permite que você leve alguma coisa. Fotos do casal e objetos pessoais são excelentes itens e não gasta quase nada. Um painel com recados é bem legal, plaquinhas, etc.

      De lembrancinha, você pode dar docinhos em uma caixinha bonitinha ou plantinhas. Eu acho bem legal!

      Um beijo

      fevereiro 13th, 2014 // Reply
  121. ALESSANDRA B SENNA

    OLA MIRA ADOREI O SEU BLOG … FAÇO FESTAS A DOMICILIO A POUCO TEMPO PARA OS CONHECIDOS DA IGREJA E SEMPRE SOBRA MUITA COISA , POIS TENHO MEDO DE FALTAR … TEM UMA AMIGA MINHA QUE QUER FAZER UMA PARCERIA COMIGO EU ENTRO COM O BUFFET E ELA COM A DECORAÇÃO … QUERIA ALGUMAS DICAS SUA PARA QUE EU TIVESSE LUCRO SEM SAIR NO PREJUIZO … POIS AS FESTAS QUE FIZEMOS SEMPRE TEM MUITA COMIDA E ESSE É O REFERENCIAL QUE AS PESSOAS GOSTAM E ACABAM CONTRATANDO (PELA FARTURA RSSS) …
    GOSTARIA DE UMA BASE PARA 80 PESSOAS … O QUE SERVIMOS GERALMENTE É

    SALGADOS ASSADOS ( SÃO GRANDES )
    SALGADOS FRITOS ( SÃO GRANDES )
    BARQUINHA COM MAIONESE
    MINI CACHORRO QUENTE
    MINI HAMBURGUER
    BOLO SALGADO DE FRANGO

    DOCINHOS DE COPINHO
    MINI CUP CAKE
    BOLO COM SORVETE

    SUCO
    AGUA
    REFRIGERANTE

    E DESCARTAVEIS VOCÊ TBM CALCULA ???

    FICARIA MUITO FELIZ SE VC PUDESSE ME AJUDAR !!!

    BJUS E FICA COM DEUS

    janeiro 29th, 2014 // Reply
  122. Tatiane

    Ola boa tarde, adorei seu blog.

    Um casamento para 260 convidados, terá entrada, jantar, bolo, doces, refrigerante, cerveja e água, qual é a quantidade de todos esses itens com excessão do jantar que ja esta definido, para essa quantidade de convidados

    janeiro 31st, 2014 // Reply
  123. ARIANE SENA

    OLA.. QUERO FAZER O ANIVERSARIO DO MEU FILHO DE 1 ANO E NAO TENHO TANTO DINHEIRO ASSIM… GOSTARIA DE SABER A QUANTIDADE DE COMIDA E DOCES PARA 70 CONVIDADOS..????

    fevereiro 2nd, 2014 // Reply
  124. ARIANE SENA

    E ESTOU PENSADO EM FAZER UM VATAPÁ, ARROZ, MACARRONADA E FRANGO COM LEGUMES…???? QUAL MAIS OU MENOS A QUANTIDADE? PENSEI EM FAZER 500 DOCES E 500 SALGADOS.. É O SUFICIENTE?

    fevereiro 2nd, 2014 // Reply
  125. Jaqueline

    Boa Tarde….
    Adorei seu blog…
    Você poderia me ajudar a calcular quanto de bebida e cominada eu devo dispor para um casamento de 350 convidados sendo 171 mulheres e 128 homens e 26 crianças menores de seis anos e 28 menores de 15…
    Pretendo servir apenas o jantar, gostaria de um dica do que servir e a quantia a carne será churrasco e frango assado… a bebida será cerveja, refrigerante e agua… gostaria de uma dica p complementar o cardápio…
    Desde de já obrigada…

    fevereiro 3rd, 2014 // Reply
  126. Karina

    Olá… Boa tarde… Amei suas dicas!!!

    Darei uma festa de casamento para 250 pessoas. Compramos para servir de bebida 60 caixas de latão de cerveja, 15 fardos de refrigerante de 3lt e algumas bebidas de dose que estamos pensando em deixar para as pessoas se servir ou você acha que deve ser o garço???? ainda não compramos água e nem suco. Pretendo fazer uma mesa de frios onde iremos servir, amendoim, patê c/ torradas, azeitonas, capetinha e torresmo. Serviremos também o jantar qual foi calculado para 250 pessoas um pouco pra mais… Encomendei 500 bombons onde 200 irei colocar na mesa do bolo e 300 na caixinha na saída da festa para o segurança entregar.

    Você acha que vai ficar bom ou precisarei acrescentar mais alguma coisa???
    Quanto a mesa de frios qual a quantidade de cada que posso colocar????? colocarei um garçom para repor, só quero saber a quantidade que devo deixar pronto.

    Aguardo seu retorno, pois meu casamento já é dia 28/02 agora..

    Desde já agradeço sua atenção!!!!

    fevereiro 5th, 2014 // Reply
  127. Geovana

    Boa Tarde…
    Vou completar 10 anos de casada e quero fazer uma festa para 60 pessoas e gostaria de saber quanto de salgados,doces,refrigerante, cerveja , bolo e torta salgada. Desde já agradeço .

    fevereiro 5th, 2014 // Reply
  128. viviane

    Meu casamento com 90 pessoas estou em dúvidas da quantidade de bebidas; WHISKY,SUCO, CERVEJA E ESPUMANTE me ajuda por favor.
    Obrigada.

    fevereiro 9th, 2014 // Reply
  129. debora fernandes

    ola!boa tarde,farei um evento em junho para 250 pessoas e “preciso” de sua ajuda para calcular as bebidas,docinhos e salgadinhos.desde já agradeço a atenção e espero resposta em meu email.

    fevereiro 13th, 2014 // Reply
  130. Alexsander Silva Gonzaga

    Olá , Boa noite! Estou organizando meu casamento pra 100 pessoas…estamos precisando muito da sua ajuda para calcular a quantidade de alimentos para o jantar que será servido: arroz, salpicão ou maionese. salada, farofa e pernil…..as bebidas seriam cerveja, refrigerante, vinho tinto e água….Aguardo resposta em meu e-mail ….desde já agradeço imensamente….

    fevereiro 18th, 2014 // Reply
  131. SABRINA GERMANO

    ESTAMOS ORGANIZANDO UMA RECEPÇAO DE CASAMENTO PARA 70 PESSOAS E GOSTARIAMOS DE SABER QUANTO PODEMOS CALCULAR ENTRE COMIDA E BEBIDAS
    NOSSO PLANO SERIA: ENTRADA DE TÁBUAS DE FRIOS, SUCOS 3 SABORES, CERVEJA DE GARRAFA (LITRAO) , AGUA E REFRIGERANTES
    JANTAR SERIA LAGARTO RECHADO AO MOLHO MADEIRA ARROZ A GREGA ARROZ BRANCO FAROFA
    E SALADA…
    BOLO DOCINHOS
    VINHO ESPUMANTE MOSCATEL
    CAFE E CAPUCCINO
    BISCOITINHOS AMANTEGADOS

    fevereiro 18th, 2014 // Reply
  132. Sandra Martins

    Olá Mira, vou fazer uma festa surpresa para meu pai de 65 anos, 55 convidados, estou em duvida entre strogonoff de frango c/ arroz branco e salada e entrada: ovos codorna, salada russa . Pensei tb em massas: penne, parafuso, talharim dois tipos de molhos, e acompanhemos: milho, bacon, cheiro verde picadinho, ervilha fresca, presunto, queijao parmesão; Arroz branco e uma carne assada ou frango. Oque você me sugere.Abraços

    fevereiro 19th, 2014 // Reply
  133. Kelly Oliveira

    Olá, boa noite. Minha filha está completando 2 anos e faremos uma festa para um total de 350 pessoas, sendo 80 crianças até 10 anos de idade.Gostaria de saber as quantidades necessárias de cada tipo de alimento que será servido: mini-pizza ou batata frita, salgadinho, pipoca, cachorro quente, bolo, docinho, gelatina e algodão doce. Para beber, refrigerante e água. Gostaria de saber também quantos garçons serão necessários.

    fevereiro 21st, 2014 // Reply
  134. Patrícia Rodrigues

    Olá Mira vou fazer uma festa de aniversário para 200 pessoas e vou servir um jantar gostaria de saber quantidade de refrigerante e quantos quilos de bolo doce devo fazer de sobremesa por favor me ajude…bjs

    fevereiro 25th, 2014 // Reply
  135. Amanda

    Boa tarde Mira,
    Por favor, se puder responder serei eternamente grata rs,
    Farei uma festinha para meus filhos de 9 e 4 anos.
    Serão aproximadamente umas 40 pessoas entre adultos e crianças.Será um domingo á tarde…Pretendo fazer 80 lanches de carne + 80 de hot dog + 300 salgados + 4 kl de bata em conserva, fora a mesa de doces..
    Será que é o sulficiente?Levando em consideração que teram varios brinquedos de pula pula, piscina de bolinhas…
    Bom, acho que é só isso..!!Aradeço desde ja..

    fevereiro 27th, 2014 // Reply
  136. dai

    oi gostaria de saber o que devo fazer e escolher de comida pois quero fazer meu casamento para 200 pessoas incluindo crianças ,gostaria de detalhes tais como se vou servir salgados quais salgados,churrasco quais as melhores carnes.Preciso de ajuda pois não posso fazer nada caro.

    fevereiro 27th, 2014 // Reply
  137. Marcia

    Ola Mira! Adorei seu blog.

    Voce pode me ajudar? Vou fazer aniversario esta semana, convidarei cerca de 30 pessoas para um jantar, gostaria que me ajudasse a calcular as quantidades a serem servidas:

    Entrada:
    – pate de palmito com castanha de caju
    – pate de salame
    – pate de atum com abacaxi
    – amendoim japones
    – bolachinhas de cebola

    – Salada de grao de bico

    – Arroz
    – bacalhau (tipo um escondidinho – pure de batata com leite de coco, bacalhau refogado coberto com requeijao)
    – batata palha

    – bolo de morango
    – docinhos variados de copinho

    Obrigada

    Abracos

    março 1st, 2014 // Reply
  138. Rafaela sena

    Olá Mira adorei seu blog, gostaria de sua ajuda. Meu casamento será pra 200 convidados onde haverá Wisk, chopp e barmem fazendo coquetéis. Gostaria de saber a quantidade de wisk e chopp necessário. Desde já agradeço sua ajuda.

    março 5th, 2014 // Reply
  139. katia

    Boa tarde tenho uma festa para 200 pessoas onde vou servir
    Salgados e refrigerantes antes do jantar
    o jantar vai ser strogonoff de frango com arros e batata palha e apos o jantar docinhos e bolo com sorvete
    gostaria que me ajuda-se na quantidade

    março 6th, 2014 // Reply
  140. Camila G.

    Olá…

    Meu casamento será em junho e vou fazer quase td com minha mâe,madrasta e prima ……sei que é loucura
    Será pra 150 pessoas sendo umas 25 crianças + ou -.
    eu to fazendo meus convites, lembrancinhas e decoração mesa
    vou encomendar o bolo, sorvete, bem casado, vou fazer trufas, bombons de licor, presuntinho, e copinhos com musse de chocolate e maracujá…..é mta coisa??? e qual seria a qtidade total pra cada coisa????

    o jantar estou em duvida minha turma de amigos e mais de beber e será metade dos meus convidados

    queria fazer coquetel mais nao sei o que servir……????
    pensei em uma mesa de frios (uns 4 tipos de frios, azeitona, o que eu colocaria a mais sendo que pensei em fazer espetinhos de frios)
    torradas e pates ( 2 tipos – ?)
    barquinha ( 2 tipos – queijo e qual outra ainda nao sei)
    salgadinhos 4 tipos sendo 2 assado e 2 fritos (os fritos seriam em palitos)
    torta de pao de forma com frango ( ja cortadas em cubos e em forminhas)
    meu noivo falou de fazer espetinhos pequenos de carne ( 4 tipos – carne cubos, linguiça, frango e kafta)
    bebidas : suco, refri, batidas uns 3 tipos, cerveja, uisque, agua
    o que acha???? o que sirvo algo a mais e mta coisa e em que qtidade faço???.

    ou churrasco tradicional
    entrada ( torrada + pates ( 2 tipos beringela e atum) salgadinhos 3 tipos ( coxinha, bolinha e esfirra)
    salada ( alface + tomate + cenoura ralada)
    arroz branco, devo servir com legumes tb??
    salpicao de batata e frango( que todos amam qdo faço em churrasco)
    vinagrete
    mandioca
    farofa
    carnes( linguiça, carne , frango)
    pão
    e pate de alho

    cerveja, agua, refri e suco, uisque

    garçons vc sabe qto devo contratar???
    vou contrata um ajudante pra por as coisas na mesa, 1 churrasqueiro, e se for coquetel pensei em bartender.

    o que vc acha me socorre????

    obrigada desde já

    março 8th, 2014 // Reply
  141. fatima sanches

    vou fazer casamento para 200 pessoa vai ser carne no molho de madeira ,arroz .saladas refrigerante ñ vai ter cerveja pois são evangélicos bolo docinhos ,o que posso oferecer de entrada e água você pode me passar a quantidade por pessoa!

    março 10th, 2014 // Reply
  142. Daniella Magalhães

    Boa Tarde!! :)))
    Estou programando uma festa simples de 21 anos para 50 convidados. Será uma balada com duração média de 6 horas. Servirei salgados, doces e bolo além das bebidas que incluem coquetel de frutas, caipirinha, vodka, refrigerante e água. Não faço ideia da quantidade de bebida que devo servir, gostaria muito da sua ajuda.
    Vale ressaltar que a maioria dos convidados são jovens que bebem relativamente muito.
    Desde já, muito agradecida. Adoro suas dicas!!! :*

    março 10th, 2014 // Reply
  143. Aline Santos

    Olá Mira, Preciso da sua ajuda !

    Estou organizando meu casamento que será em novembro para 150 pessoas ,sendo elas 30 crianças..Mira eu calculei 2.000 salgados,100 refrigerantes,e gostaría de servir pão com carne louca que eu adorooo como devo calcular ? Vão ter 300 doces na mesa do bolo,e vou deixar de lembrancinha em uma mesa separada com a minha foto e a do meu noivo ,bem-casados dentro de uma caixinha,será que fica legal ?
    Por favor me ajude!
    Um beijo.

    março 15th, 2014 // Reply
  144. Mylene

    Boa Tarde.
    Gostaria de saber a quantidade de comida que devo preparar para 1200 pessoas?
    Cardápio:
    Arroz Branco
    Feijao com verduras
    Carne ao molho madeira
    Strogonoff de Frango
    Salada Fria.
    Fico no aguardo
    Mylene

    março 20th, 2014 // Reply
  145. rose costa

    Ola, como vai? estou fazendo uma festa para 150 convidados, mais nao sei como calcular a quantidades, quero colocar salgados, lanchinhos ( italiano, hamburgues, esfiha, batata frita, nuguets,) a festa vai ser um circo, favor me indicar o que tem em circo de verdade, que posso servir. Picpoca, algodao doce, maça do amor…, suco, refrigerante e agua e descartaveis tambem… Obrigada.

    março 20th, 2014 // Reply
  146. Claudenice

    Mira, socorrooo….
    Vou me casar em dia 06/04/2014. Tô cheia de dúvidas e inseguranças. Eu fiz uma base de 200 pessoas, mas meu pai se encarregou de aumentar essa contagem pra 300 pessoas. rs…
    A ideia é fazer um almoço simples com churrasco. Com carne, frango e calabresa. Com arroz, feijão, vinagrete e salada verde. Não vai haver bebida alcoólica, só uns coquetéis, suco de uva e refrigerantes.
    Vou mandar fazer uma mesa com um bolo e docinhos.
    Não sei como proceder com quantidades de bebidas, comidas e docinhos.
    Me ajude amada!

    março 21st, 2014 // Reply
  147. Claudenice

    Seu blog é fantástico, amei a parte das Neuras de uma noiva. Me fez bem ler, pois já tô desde agora descontando algumas coisas em meu noivo. Tadinho, ainda bem que tá sendo compreensivo comigo. rs… Obrigada pela dica, agora vou ficar atenda pra não descontar nada nele.

    março 21st, 2014 // Reply
  148. Caetano

    OLA MIRA, GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS E GOSTARIA QUE ME AJUDASSE POR FAVOR, VOU FAZER O ANIVERSARIO DA MINHA FILHA DE 15 ANOS, VAI SER NUM SITIO E SERVIREMOS UM JANTAR A NOITE E UM CHURRASQUINHO PARA FAMILIA NO DIA SEGUINTE, SAO 250 CONVIDADOS E NAO TEMOS IDEIA DO QUE SERVIR COMO ENTRADA OU ALGO ANTES DO JANTAR, QUANTIDADE DE CERVEJA, REFRIGERANTE, ME AJUDA ORGANIZAR ISSO POR FAVOR, AH! TUDO ISSO COM POUQUISSIMO DINHEIRO, ENTAO TEM QUE SER TUDO BEM ECONOMICO, DESDE JA MUITO OBRIGADO, ABRAÇO

    março 25th, 2014 // Reply
  149. Jorgina

    Bom dia.
    Gostaria de merecer a ajuda sobre o seguinte:
    Moro no interior do Estado do Rio de Janeiro e vou me casar em junho.
    Assim perguntaria:
    É elegante ou deselegante servir três pratos quentes distintamente na recepção?
    Primeira ficaria à disposição em mesa própria no salão um buffet de frios.
    Depois seria servido à mesa, individualmente em cada prato, um fricassé de frango e arroz branco com nozes;
    A seguir filet mignon com molho madeira e cogumelos e arroz à piamontesi;
    Por último, strogonoff de camarão com arroz branco e batata palha.
    O bolo e os doces tbm ficarão em mesa própria à disposição dos convidados.
    Servir à mesa pelos garçons somente os pratos quentes.
    Pode parecer muitos pratos quentes, mas, na verdade, serão cerca de 200 grs de carne e aroz, por cada prato.
    Agradeço a atenção e conto com a importante orientação.

    março 27th, 2014 // Reply
  150. Jorgina

    Complementando, serão cerca de 60 convidados.
    Obrigada.

    março 27th, 2014 // Reply
    • Marcelo

      Casamento 60 convidado coisa simples qual valor do gastos.

      abril 4th, 2014 // Reply
  151. Eduardo Tadeu

    A quantidade de cerveja será sempre 1200 ml por pessoa, minha dúvida é somente esta pois tenho todos os outros itens definidos.
    Muito obrigado.

    abril 1st, 2014 // Reply
  152. Robson Diego

    olá, vou fazer um almoço com arroz branco e feijoada simples e farofa e couve quanto você acha que vou precisar em quantidade por pessoa,, serão 420 pessoas pro meu bodas
    desde já obrigado.

    abril 3rd, 2014 // Reply
  153. Ni

    Querida, preciso da sua ajuda urgente, casamento para 300 pessoas sendo +_ 35 crianças vou servir 02 tipos de arroz, 02 saladas, lagarto ao molho madeira e fricasse de frango, a entrada torradinhas com pate,
    Quanto preciso de carne?
    refri estou calculando 1 litro por pessoa a cidade é muito quente e nao tem cerveja, teremos suco, e agua, teremos tb 02 coqueteis sem alcool de frutas
    o bolo são 30 kg, o bolo é prestigio uma delicia
    4 docinhos em cada prato de bolo
    220 bem casados
    mais 300 doces decorativos na mesa

    Acha que ta bom? tire por favor a duvida da carne 40 kg dá?
    Por favor me responder urgente, casamento 12-04-2014

    abril 5th, 2014 // Reply
  154. Rita

    Olá Mira Melke,
    vou fazer o aniversário de minha filha de 5 anos, gostaria de um opinião quanto as quantidades. Serão 65 convidados (17 crianças e 48 adultos) eu pretendo fazer um jantar simples minha sugestão do que eu oferecerei gostaria que me dissesse a quantidade que devo fazer.
    Serão:
    4 tipos de salgados
    Bebidas: sucos, refrigerantes, água e cervejas
    almoço: arroz branco, salpicão e bife ao molho madeira
    sobremesa: sorvete de musse
    guloseimas: brigadeiro de colher, beijinho, cajuzinho, trufas, docinho de morango, cake pop
    Bolo
    Gostaria de sua opinião sobre o cardápio e a quantidade aguardo sua opinião.
    Desde já agradeço.
    Rita

    abril 13th, 2014 // Reply
  155. jean lucas

    Casamento com:
    Entrada: Batatinha curtida, pao, berinjela ralada e farofa.
    Janta: Contra-filé, linguiça toscana de pernil grossa Goldmeat
    Bebidas: Batidas de frutas com sakê e vodka orloff com bartender, guaraná antartica, coca-cola garrafa de 290ml, suco natural de laranja, cerveja brahma garrafa 600 ml.
    Doces: Cascata de chocolate com frutas, casadinho, brigadeiro, bolo.
    Lembrança: Pao de mel e bem casado em uma caixa dupla de mdf enfeitada.

    Bom, é o que vai ter, agora preciso dos calculos, por favor, me ajuda, obrigado desde já.

    abril 19th, 2014 // Reply
  156. Glauciete

    Oi Mira, preciso muito da sua ajuda…
    preciso saber a quantidade de carne cozida, farofa,saladão tropical, escondidinho de mandioca para servir em uma festa de casamento para 300 pessoas.

    abril 21st, 2014 // Reply
  157. Beatriz Aguiar

    Oi, Mira! Adorei sua postagem. Vou fazer uma cerimônia de casamento na beira do mar e depois a festa de casamento será na minha casa de praia, vai ser algo mais íntimo mas será em torno de 35 pessoas! Vai ter frios e salgados como coquetel, depois lasanhas e churrascos com maionese! De sobremesa pensei em mousse de limão e maracujá e uma torta de bolachas! E de lembrança serão os bem casados! Gostaria de saber a quantidade de maionese mais ou menos pra esse povo que vai! Obrigada, anotei tudo já!

    abril 25th, 2014 // Reply
  158. Valéria

    Olá,

    Minha mãe completa 80 anos e gostaria de fazer um almoço para 60 pessoas, você acha que um churrasco ficaria legal para a ocasião? Posso servir antes algum aperitivo? O que me aconselha?

    Bjs e obrigada!!

    maio 6th, 2014 // Reply
  159. Rodrigo

    Boa noite…

    Vou comemorar meus 27 anos
    Vou servi saldados, pão com carne maluca, batatinha na conserva, barquinha de salpicão mais churrasco, bolo e doces sera uma festa pra 80 pessoas como devo calcular? Obrigado adorei as dicas

    maio 16th, 2014 // Reply
  160. Ana Paula

    Olá boa tarde,sei que seu blog não é de festa infantil mas,meu filho vai fazer 10anos vou fazer uma festa rústica quero fazer um jantar o que posso servir de entrada e no jantar (tinha pensado no churrasco)o que vc acha e muito obrigada…

    maio 19th, 2014 // Reply
  161. Edinuza

    Oi Mira..amei seus comentários….vou casar no civil e vou oferecer um jantar para 140 pessoas..sendo 120 adultos e 20 crianças… sou evangélica e não vai ter bebidas alcoólicas … .pensei em fazer para o jantar: arroz,farofa, dois tipo de salada, fricassé de frango,filé ao( molho que ainda não decidi qual) ,lagarto recheado com cenoura e purê de batata…..de sobremesa vou servi uma taça da felicidade…vai ser um jantar rápido devido ser durante a semana
    AH!não vai ter salgadinhos de entrada
    Queria ajuda no cardápio e nas quantidades de comida e refrigerantes…e

    maio 23rd, 2014 // Reply
  162. Fabrina

    Olá, Mira quero uma orientação vou fazer um almoço em comemoração a minha colação da universidade e o meu aniversário. Convidei umas 30 pessoas. Gostaria de saber quanto devo comprar de refrigerantes e cervejas. Sei que umas 10 pessoas bebem cervejas. De entrada queremos fazer um churrasco (quantos kg de carne compramos?) e depois o almoço. Agora queria uma sugestão para os pratos do almoço. Desde já agradeço.

    maio 24th, 2014 // Reply
  163. Edilaine

    Boa noite, tudo bem?
    Moro em São Paulo e vou me casar dia 18/10, mas ainda não sei oque servir, na verdade não sei oque sai mais barato. Vou casar no salão de festa mesmo, meu casamento vai ser umas 16:00 hrs, e vai ser para umas 300 a 350 pessoas, sera um casamento evangélico, portanto não haverá bebida alcólica e nem pista de dança (vai acabar cedo), gostaria de saber qual a melhor opção, um jantar ou um coquitel? e quais as quantidades de comidas, bebidas e doces?
    Obrigada

    maio 28th, 2014 // Reply
  164. josy da fonseca

    Olá boa noite!
    Vou fazer o aniversário da minha mãe de 80 anos . Preciso da sua ajuda urgente , festa para 200 pessoas sendo 30 crianças, não vai ter jantar vou servir doces, salgados e carne gostaria de saber se a quantidade é suficiente: 2000 doces e 2000 salgados e 30 kls de filé como aperitivo e 10 caixas de cerveja de 600ml e 10 pacotes de refrigerantes ,5 de agua mineral , agua de coco e suco.
    Bolo para 200 pessoas e também mesa de frios .
    a festa vai ser a noite as 20 hrs

    junho 3rd, 2014 // Reply
  165. Ludmila

    Bom dia Mira, parabéns pelo post!
    Aqui está minha dúvida: vou fazer um casamento americano e a maioria das pessoas que vão bebem. Como o casamento será realizado em uma chácara aconselharei meus convidados a não levarem crianças – tb por uma questão de economia, não quero ter que oferecer berçário. A festa será para 100 pessoas, coquetel e jantar. A cerimonia deve começar às 16h e acho de bom gosto oferecer uma mesa de refrescos conforme os convidados forem chegando – estarão com sede pela viagem. Minha dúvida é: é deselegante oferecer apenas chopp como opção alcoolica? É de mal gosto oferecer champagne apenas pros padrinhos e pais na hr do brinde? É obrigatória a contratação de garçons? É indelicado que as pessoas se sirvam tanto bebidas como comidas? Devo oferecer além da sobremesa também algum coisa pros que ficarem até mais tarde ou deixo a mesa de jantar servida até o final da festa?

    PS: Somos um casal bem jovem e queremos algo muito simples MESMO. Não só pela economia, mas porque é mais a nossa cara!

    Super beijo e obrigada!

    junho 24th, 2014 // Reply
  166. Ruanna

    Mira, é o seguinte, vou casar numa granja na parte da tarde. acho que umas 15;30 mais ou menos, quero algo simples, com certa de 150 pessoas.
    Quero fazer o coquetel e o jantar. O jantar quero com aquele tipo que vc diz no post. mas queria opções para servir nesse horário e a quantidade! obrigada! bjos!

    julho 3rd, 2014 // Reply
  167. Diana

    BOM ADOREI TODAS AS DICAS MAS QUERIA UMA GRANDE AJUDA,,SERIA UM CASAMENTO PARA 300 PESSOAS UNS 250 SÃO EVANGELICOS DO NOIVO DEVE TER UMAS 50 NÃO QUERO UM JANTA BOLO REFRIGERANTE,BEM CASADO SVÇ PODE ME AJUDA QUANTO DEVO COMPRA DE ARROS SALADAS,REFRI E O QUE VC ME SUGERE PARA ESSAS PESSOAS QUE GOSTA DE BEBE,,.GRATA

    julho 17th, 2014 // Reply
  168. Keli Barbosa

    Olá Mira, só para livrar da tensão, vou fazer a festa de 9 anos da minha filha, onde convivei cerca de 70 pessoas sendo, 30 criança e o restante adultos, encomendei 800 salgados de tipos variados, gostaria de saber se esta quantidade é suficiente, vai ter tbm doces, refrigerantes e cerveja e o bolo. Obrigada

    julho 23rd, 2014 // Reply
  169. LURIAM

    oiee
    Mira Melke
    gostaria de saber quantos salgados por pessoa
    colocar em uma festa de casamento
    são 150 pessoas contando com as crianças já
    todas as padaria e confeitarias que eu vou fazer orçamento
    falam que é em media 18 salgados por pessoa
    queria saber se 3 mil salgadinhos vai chegar???
    e vai ter mais bolo e mais torta fria e mais docinho
    obrigado
    luriam

    julho 28th, 2014 // Reply
  170. EDILEUSA BARRETO

    ola mira amei seu site muito inteligente de sua parte estou começando no ramo de buffet ,e estou bastante perdida em relaçao a quantidades,por favor pode me ajuda.eu irei fazer um casamento dia 13 de setembro com 350 pessoas pode imaginar isso e mais o casal é evangelico e so tenho em maos 3.900,oo reais entre tudo comida bebida garçons e meu trabalho o que faço salgadinhos bolo batatinhas pickles,ou faço massa para servir e de entrada alguns salgadinhos por favor me ajude estou perdida me respondaaaaa rapido pois ja irei começar a fazer os salgados

    agosto 4th, 2014 // Reply
  171. jhenifer

    tenho que fazer um jantar para 60 pessoas e temque ser a quantidade serta. a senhorita poeria me ajudar

    agosto 4th, 2014 // Reply
  172. Karina

    Oi Mira, tudo bem? Meu casamento vai ter cerca de 100 adultos e umas 20 crianças. E para o jantar (sem nenhum tipo de bebida alcoólica ) somente refrigerante e sucos mesmo. Eu queria saber como calcular a quantidade de comida, pois escolhi para servir no jantar arroz, salpicão, farofa e churrasco. E quantidade estimada por pessoa das bebidas, ah tbm vou fazer docinhos(inclusive bombons) e que tipos de docinhos voce me sugere? Mas uma coisa: voce acha que eu devo acrescentar mais algum tipo de comida no jantar? ah já ia me esquecendo: vou servi tbm para entrada uns petiscos tipo queijinho, presuntinho, torradas com pate, biscoitinhos com recheio salgado, sugere mais algum? Se puder me ajudar, ficarei muitíssimo grata, pois nunca fiz nenhuma festa e eu estou organizando sozinha, já que meus pais são “neutros” pra essas coisas! Bjs

    agosto 22nd, 2014 // Reply
  173. grazielli

    Ola pretendo casa ano que vem e vai ser em um sitio a noite.sao mais ou menos 150 pessoas.vc acha melhor eu compa a cerveja um chopp e pode ser churrasco.

    setembro 9th, 2014 // Reply
  174. Priscila

    boa noite, temho u, coquetel para 300 pessoas, porem sera servido apenas barquetas com pate e frutas secas espalhadas no salão em taças grandes, qual quantidade devo fazer , estou meia perdida

    setembro 25th, 2014 // Reply
  175. Lucilene

    Olá , gostaria de uma ajuda, estou organizando uma festa da minha filha de 18 anos são 150 convidados a maioria jovens entre 20 e 30 anos vou servir de entrada barquinha com maionese e batatinha em conserva, e o jantar vaie ter churrasco, linguiça, frango vinagrete farofa maionese e saladas de folhas, e bebidas água, refrigerante, cerveja e drinks como caipirinhas de vodka e coquetel de frutas. a minha dúvidia é qual a quantidade de comida e bebidas devo comprar e de sobremesa bolo e docinhos.

    desde já agradeço pela atenção.

    outubro 13th, 2014 // Reply
  176. Rita lima

    Olá !!!! Gostaria de sua ajuda !!! Vou fazer o casamento de minha filha !!! Vai ser em domingo de manhã , terá= ou -70 convidados . Vai se em um salão, então descarto a possibilidade de churrasco !! Estava pensando em fazer um salgado para antes do almoço . O almoço arroz , salada de folhas e uma carne e linguiça feitas na chapa !!! E o bolo !! O que vc me aconselha será que ficará bom ? Tenho pouco dinheiro para fazer a festa , pois foi um casdamento de última hora !!!conto com sua ajuda !!!!! Obrigada!!!

    outubro 23rd, 2014 // Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

blog.viroucasamento.com.br