Passo a passo do casamento, por César Serra – a minha visão

passo a passo do casamento

Oi noivinhas lindas. Tudo bem? Como anda o seu passo a passo do casamento? Aqui em Brasília está uma loucura só, é um evento de noiva atrás do outro e eu em todos 😉

Neste post vou falar um pouco sobre a palestra e bate papo, que aconteceu na última semana, onde tive a honra e sorte de conseguir um disputado lugar na plateia e ouvir dicas profissionais e pessoais do César Serra, um chefe de cerimonial mais que incrível do Luxo de Festa aqui de Brasília. Não é só um simples nome, é uma referência em casamentos e festas, com exatos 30 anos de profissão, seguindo os passos do pai.

César Serra arrasou desde a organização das cadeiras, cada lugar com uma sacolinha com um design lindo recheada de mimos, bem casados e doces. Revistas da Inesquecível Casamento, lembranças da loja Camicado, entre outros, além dos sorteios.

12 passos e detalhes para um casamento inesquecível

1 – Convites

A pessoa recebe o seu convite, ela pega o convite na mão, o convite dobra… Ela recebe seu convite, papel importado, papel vegetal protegendo, monograma na frente, uma caligrafia – por favor, nem na era da informática ninguém vai conseguir superar isso aqui, caligrafia é a mão”, palavras de César Serra ao iniciar sua palestra.

Muita gente fala que o convite não precisa ser bem pensado, não precisa estar no topo da lista de investimentos. Gente, se você vai investir em um casamento, você quer tudo lindo, e o que inicia seu casamento? O CONVITE, ele é o abre-alas do casamento, ele é o norte para os convidados, como se vestir, o que usar, como ir, o que esperar da festa.

Outro detalhe do César destacado foi o modismo. “Moda dá e passa… casamento é tradição”… “então não adianta a gente querer lançar moda em casamento, porque não vai pegar”. Super concordo com ele, acho que inovar é válido, mas inventar demais você pode cair na linha tênue do erro. O casamento é algo delicado, daqui há 20 anos você vai abrir seu álbum e ver algo super moda do momento e se arrepender, é preciso cuidado com o que usar, o que colocar.

Claro, César Serra explicou e também é minha opinião e de quase todos os profissionais do ramo casamenteiro, seu convite vai seguir o estilo da sua festa. Se é no campo, você não vai usar um papel preto Los Angeles de brilho, invista em algo floral, leve, harmônico. Se teu casamento é clássico ou romântico, você não vai encomendar convites digitais. E assim vai…

Ahh, e para dentro do país, distribua seus convites com 45 dias de antecedência. Para fora, 60 dias para estar mais assegurado de que vai chegar e vai dar certo do seu convidado te dar o prazer da presença dele no seu dia especial.

2 – Save The Date (STD)

“Outra moda, gente não existe Save The Date com 30 dias, com 60 dias, com 90 dias. Save The Date é uma coisa que se usa muito nos Estados Unidos, na Europa, porque eles são organizados nas agendas deles de uma maneira ‘irritante’. Eles marcam a vida deles um ano antes, o STD é mandado com um ano de antecedência”, explanou César.

Isso é um fato real, nós no Brasil não temos uma agenda tão controlada, a gente dá aquele jeitinho brasileiro e tudo se encaixa. Nossos finais de semana não são tão atribulados. Com 30 dias antes nós já estamos entregando os convites formais para o casamento.

Lembrem-se que casamento demanda tempo, organização, orçamentos e muitos gastos, o Save The Date com 30, 60 ou até 90 dias de antecedência para aquele seu colega de trabalho, para sua tia ou vizinha não cai bem. É gastar dinheiro ou tempo desnecessário, que você poderia estar planejando para algo divertido no seu casamento.

“O povo está mandando Save The Date que o convidado nem sabe mais o que está acontecendo. Chega o STD, daqui a pouco chega outro papel, convite de chá de panela, chá de cozinha, chá de lingerie, gente é muita coisa”, explicou César Serra.

Onde, como e quando utilizar o Save The Date?

“Então, o Save The Date se você vai casar fora, um ano de antecedência. A pessoas precisam resolver passagem, hotel e várias outras coisas. Ou se você tem família/amigos fora, um ano de antecedência”, respondeu César Serra.

3 – Plaquinhas

“na lógica do cerimonial depois das damas vem quem? A noiva. Então subjulgamos a inteligência do convidado, temos que avisar que a noiva está vindo, mesmo com todos os trompetes e clarins tocando. E depois volta a criancinha com o Felizes para Sempre, desculpa gente mas isso é obrigação, sabe, ser feliz é com vocês. Não precisa de uma placa para anunciar… então eu, particularmente, acho que é uma coisa que não tem muito sentido”, opinião de César Serra.

Eu por outro lado acho fofas as plaquinhas. Eu não terei daminhas, não tenho meninas na família e nem muito amiga, entretanto tenho o filho dos meus primos, de três anos, que é uma graça, considero sobrinho e faço questão de que ele participe do meu casamento, pelo amor que compartilhamos – ele vai entrar com uma plaquinha, mas a frase do lá vem a noiva será diferente. O irmão dele que também é meu pequeno príncipe, que já é mais velho, 06 anos, vai entrar com as alianças.

Esse detalhe eu já acho que é pra ser fofo, pra trazer mais detalhes bonitos à cerimônia. No meu vai ter 😉

4 – A voz do seu casamento

“A música tem uma importância muito grande, eu sempre falo Ave Maria é linda, bem cantada, mal cantada é um desastre”, destacou César.

Esse é um ponto que eu super concordo, a música marca o casamento, primeiro que ela traz emoção para a cena visual de cada momento do casamento, ela tem o poder de traduzir os momentos em belas palavras, ou notas. A música encanta, mas se for mal cantada, se for mal interpretada, se for mal tocada, acaba com qualquer emoção.

A música vai acompanhar você o resto da sua vida de casada, estará no DVD, estará na memória dos convidados. Um grupo de músicos em desarmonia estraga qualquer arranjo, uma voz desafinada pode render muitos murmúrios, uma música em inglês – ou outra língua – cantada no embromation é o fim.

Estou prestes a bater o martelo e fechar meu contrato de músicos para cerimônia com o Alysson Takaki, ele é INCRÍVEl, tem uma voz forte e suave ao mesmo tempo, um grupo extraordinário, faz shows em outros estados também e o preço é aceitável – claro que é preciso chorar por um desconto.

“Tem coisa que é tão ruim que a gente nem precisa entender de música para saber que é ruim”, completou Serra.


Noivinhas lindas, esse foi um pedacinho de toda a gravação que eu estou escutando e gravando de cada fala dele. Além de trabalhar em uma assessoria política e organizar meu próprio casamento, então pensem na loucura. Semana que vem volto com a parte dois dessa palestra e, quem sabe, o vídeo editado acaba ficando bom, né?!

Bjooos *-*

Mai Rocha

Jornalista apaixonada pelas palavras... Noiva ansiosa pelo casameto...

More Posts

Follow Me:
Facebook

Você pode gostar também de...

  • 85
    O casamento não é um evento qualquer que planejamos da noite para o dia. É claro que existem cerimônias que acontecem de última hora, mas a grande maioria é cercada de uma organização que preza pelo mínimo detalhe, para que nada passe batido durante aquelas horas tão preciosas. E uma…
    Tags: a, que, do, de, é, casamento, se
  • 85
    O noivado é uma fase maravilhosa para todo casal. É o momento especial em que eles começam a planejar e organizar tudo para dar o grande passo de irem morar juntos e finalmente serem uma família. Por conta de ser um momento tão importante, ele vem junto com muitas coisas…
    Tags: que, de, não, a, é, se, do, casamento
  • 84
    Planejar um casamento é o começo da realização do sonho de muitos casais, mas também é um motivo de grande estresse, principalmente quando os noivos moram a quilômetros de distancia ou então sonham em se casar em um lugar longe do qual moram. É muito difícil para o casal ter…
    Tags: que, a, de, casamento, se, é, não, do
  • 82
    Ficou sem vontade de ler por conta do tema do título(Curso de noivos), pense duas vezes, só estou aqui para te incentivar a ter um planejamento de casamento organizado e feliz e um casamento digno dos finais felizes dos contos de fadas. Essa pergunta toma conta de muitos noivos, primeiramente…
    Tags: de, que, a, é, se, não, do
  • 81
    Aqui vão algumas dicas de como escolher os músicos para casamento para sua cerimônia. A primeira dica é: Não deixe para contratar os músicos para casamento por último. Todos os detalhes do casamento são importantes, inclusive a música que será tocada e os músicos que trabalharão no evento. Pois não…
    Tags: que, de, casamento, se, a, não, é, do

Receba as atualizações do blog Virou Casamento em seu e-mail:

  1. Luciana

    concordo com tudo cesar….porem tem alguns detalhes que podem passar batidos…

    setembro 13th, 2013 // Reply
  2. Sara Sousa

    Fiquei curiosa em saber o que vem de diferente escrito na plaquinha, pode dizer pra gente? Bjins!

    abril 22nd, 2014 // Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

blog.viroucasamento.com.br

Artigos Relacionados

  • 85
    O casamento não é um evento qualquer que planejamos da noite para o dia. É claro que existem cerimônias que acontecem de última hora, mas a grande maioria é cercada de uma organização que preza pelo mínimo detalhe, para que nada passe batido durante aquelas horas tão preciosas. E uma…
    Tags: a, que, do, de, é, casamento, se
  • 85
    O noivado é uma fase maravilhosa para todo casal. É o momento especial em que eles começam a planejar e organizar tudo para dar o grande passo de irem morar juntos e finalmente serem uma família. Por conta de ser um momento tão importante, ele vem junto com muitas coisas…
    Tags: que, de, não, a, é, se, do, casamento
  • 84
    Planejar um casamento é o começo da realização do sonho de muitos casais, mas também é um motivo de grande estresse, principalmente quando os noivos moram a quilômetros de distancia ou então sonham em se casar em um lugar longe do qual moram. É muito difícil para o casal ter…
    Tags: que, a, de, casamento, se, é, não, do
  • 82
    Ficou sem vontade de ler por conta do tema do título(Curso de noivos), pense duas vezes, só estou aqui para te incentivar a ter um planejamento de casamento organizado e feliz e um casamento digno dos finais felizes dos contos de fadas. Essa pergunta toma conta de muitos noivos, primeiramente…
    Tags: de, que, a, é, se, não, do
  • 81
    Aqui vão algumas dicas de como escolher os músicos para casamento para sua cerimônia. A primeira dica é: Não deixe para contratar os músicos para casamento por último. Todos os detalhes do casamento são importantes, inclusive a música que será tocada e os músicos que trabalharão no evento. Pois não…
    Tags: que, de, casamento, se, a, não, é, do

© 2014 Virou Casamento