Um Casamento moderno exige uma  seleção de Músicas para Casamento bem definida, para vários propósitos relacionados à cerimônia. Essa seleção merece uma atenção especial, pois, para ser marcante, os ambientes criados pelas canções, podem configurar os seguintes quesitos: inovação; e originalidade.

Músicas para Casamento Tema

Uma música tema é aquela que rege o Conceito de Arte do Casamento. Os noivos devem escolhê-la para narrar o acontecimento especial. Músicas para Casamento tema normalmente são utilizadas na página dos noivos na Internet, no Vídeo do Casamento, ou em Slide shows.

Como Escolher a Música Tema do Casamento

Uma música para Casamento tema pode ser escolhida a partir de um conceito de arte específico, ou – no caso ideal – se o casal tem uma música muito importante em sua história, o próprio tema pode ser definido a partir de uma música. Cada casal tem sua música preferida, que comumente acaba se tornando o tema da relação. A canção deve fazer lembrar do seu parceiro. Pode ser a primeira música que escutaram juntos, ou a que escutaram naquela festa marcante. O estilo musical pouco importa, o importante é o significado.

Cada Música no Seu Devido Momento

Escolhido o conceito artístico de um casamento, resta escolher uma música para cada situação.

  • Entrada da Noiva: Tradicionalmente é tocada a  marcha nupcial, que representa o Casamento propriamente dito. Também chamada de coro nupcial, ela está sempre associada a essa ideia de casamento. No Brasil, é comum a marcha nupcial durar somente até a noiva pisar o pé direito no tapete, quando começa uma música romântica instrumental ou cantada. Caso o noivo tenha uma boa afinação, ele pode cantar para recepcionar sua futura esposa.
  • Entrada do Noivo: Não há regras para a seleção dessa música, mas geralmente é tocada por um grupo musical. É comum a canção ser escolhida pelo próprio noivo.
  • Entrada dos Padrinhos: É tradicional tocar música erudita. Mas atualmente é comum a entrada dos padrinhos ser um momento de grande descontração, muitas vezes até com coreografia. Portanto esse momento pode também ser acompanhado de uma trilha sonora bem animada.
  • Entrada das Daminhas e Pajens: Música Erudita, por exemplo: Jesus Alegria dos Homens. Mas é aberto a variações.
  • Entrega das Alianças: Algo mais emocionante, músicas para Casamento românticas, aquelas que fazem chorar.
  • Saída dos noivos: Esse é um momento um pouco mais comemorativo. O segredo aqui é fazer a transição entre a cerimônia religiosa e a festa.
  • Músicas da Festa: Algo bem mais ritmado. Vale todas as opções, mas evite repetir as músicas anteriores. O estilo de música pode varias de acordo com o momento, por exemplo: valsa; recepção; almoço ou jantar; e pista de dança.

Músicas para Casamento Instrumentais

A escolha de músicas para Casamento instrumentais é ideal para transmitir um ar mais sofisticado para seu evento, para isso você precisará contratar músicos para o seu casamento. Caso deseje optar pela contratação de um cantor, atente-se ao estilo e personalidade do mesmo.  Caso contrário, uma escolha mal feita pode interferir negativamente para a atmosfera do ambiente. Afinal, a música cantada acaba revelando traços do cantor. É muito comum ter um sentimento averso a colocar um ar de pessoalidade alheia em um momento do casal. Desse modo, a tradicional escolha pelas músicas instrumentais, independentemente do estilo da festa, pode ser a opção mais segura.

Músicas para Casamento religiosas

O uso de músicas religiosas – ou músicas de igreja – faz muito sentido quando o casal possui a mesma religião. Pois a fé é muitas vezes um elo entre o casal, a base do relacionamento.

Ao escolher músicas para Casamento católico, é interessante tomar nota que, em geral, são músicas eruditas e muito bonitas, por exemplo: Ave Maria. Portanto é fácil encaixá-las no roteiro.

Músicas para Casamento evangélico também é fácil. Música gospel costuma ser carregada de sentimentos. Elas também podem ser encaixadas em espaços reservados para músicas românticas.

Boa festa!

Saiba mais sobre Músicas para casamento.

Você pode gostar também de...

  • 81
    O casamento não é um evento qualquer que planejamos da noite para o dia. É claro que existem cerimônias que acontecem de última hora, mas a grande maioria é cercada de uma organização que preza pelo mínimo detalhe, para que nada passe batido durante aquelas horas tão preciosas. E uma…
    Tags: a, que, do, de, é, casamento
  • 79
    Hoje vou falar um pouco sobre adaptações de músicas que são feitas para cerimônias de casamento. Muitas noivas querem aquela música especial, que lembra determinado momento da sua vida a dois e que por algum motivo marcou a sua vida ao lado do seu amado. Mas alguns detalhes devem ser levados…
    Tags: que, a, música, de, músicas, é, casamento
  • 77
    O básico no planejamento do Casamento Para, de forma adequada, realizar o planejamento do casamento, é importante escolher primeiramente aa data ideal, e é necessário a estabelecer algumas prioridades. Inicialmente, pode parecer um pouco difícil tomar algumas decisões, mas saiba que tais definições ajudarão bastante no andamento do planejamento de…
    Tags: do, a, de, casamento, que, é
  • 77
    A viagem da lua de mel já é, por si só, um evento diferenciado. As escolhas de lugar para ir, onde se hospedar e o que fazer devem ser muito criteriosas na hora de planejar a primeira viagem com o cônjuge depois de oficializar a união. Reservar um excelente hotel…
    Tags: de, a, que, é, do
  • 76
    Aqui vão algumas dicas de como escolher os músicos para casamento para sua cerimônia. A primeira dica é: Não deixe para contratar os músicos para casamento por último. Todos os detalhes do casamento são importantes, inclusive a música que será tocada e os músicos que trabalharão no evento. Pois não…
    Tags: que, de, casamento, música, a, é, do