Curso de noivos – Temos mesmo que fazer?

Ficou sem vontade de ler por conta do tema do título(Curso de noivos), pense duas vezes, só estou aqui para te incentivar a ter um planejamento de casamento organizado e feliz e um casamento digno dos finais felizes dos contos de fadas.

Essa pergunta toma conta de muitos noivos, primeiramente porque os preparativos para o casamento tomam grande parte do tempo e eles deixam a noiva ansiosa, nervosa, sensível, o noivo por vezes confuso, a família querendo ajudar até demais. Daí as pessoas ainda surgem com essa história de Curso de Noivos?

Minha opinião? Façam!

Principalmente que se vocês forem casar em igreja – independente de qual – devem apresentar o certificado do curso. E outra, é bem divertido, acredite, eu relutei muito para fazer, rsrs. Assim que chegamos eu não quis sair do carro e me deu vontade de ir embora.

Independente se você é evangélico, católico, judeu, ateu ou outra denominação. Você vai se casar, vai juntar as escovas de dente, vai começar a dormir todos os dias ao lado de uma pessoa que tem uma personalidade totalmente diferente da sua, vai ter que dividir contas, problemas, vai ter que ceder em algum momento, vai ter que ter mais amor do que quando não estava casada (o). E se já não será tão fácil se adaptar às manias do outro e vice-versa, que tal ouvir uma pessoa que estudou para isso e que já teve essa experiência? Conselhos são bons, nem que seja para aprendermos o que não queremos ser ou fazer.

noiva duvida curso de noivosNós ficamos, namoramos, noivamos e vamos casar. Ops, e agora? Vai ser na igreja? Se for pode preparar um espaço na agenda para o curso de noivos da igreja a qual você está sonhando e reservando data para entrar de branco até o altar. Ahh, mas o meu será somente uma cerimônia ao ar livre, o pastor vai até lá, pode fazer um curso de noivos também. Eu não preciso, a vida vai ensinando, não vamos casar em nenhuma religião, será uma cerimônia realizada por um grande amigo do casal e o juiz de paz. Quer meu conselho, faça o curso de noivos, é legal dividir experiências, dúvidas, angústias, conhecer histórias, ouvir sobre economia familiar – pode parecer chato, mas o teste das finanças é ótimo.

Neste último domingo (19) meu noivo e eu participamos de um curso de noivos na minha igreja, sou evangélica e ele também, porém de denominações diferentes, mas fizemos na minha – que é só um dia inteiro, sem taxa alguma, com músicas, experiências, testes, declarações, livros, revistas e todo um suporte para começar uma vida a dois. Assim que na igreja do meu noivo tiver curso, também vamos fazer. Estou até pensando em fazer um da Igreja Católica, minhas primas elogiam muito o curso de lá e quanto mais experiência eu adquirir com as palestras e depoimentos de pessoas mais vividas que eu, melhor.

O que aprendemos no curso de noivos?

Nestes cursos nós aprendemos um pouquinho de como lidar com o casamento, o passo a passo da cerimônia, dicas de vestidos para as noivas, de decoração para a recepção, além de ouvir histórias totalmente comédias que aconteceram em casamentos – como a noiva atrasar mais de quatro horas para o próprio casamento, só porque quis ser a última a se arrumar, para que todos só a vissem quando estivesse entrando na cerimônia.

Ouvimos palestras de economistas sobre as finanças do período de noivado, os contratos com os fornecedores e como será o planejamento para o casamento. Aprendemos que é interessante fazer planos para seis meses, um ano, cinco e 10 anos de casados. Seriam metas para se alcançar. Tudo de acordo com o seu orçamento familiar – que palavra bonita para quem está se preparando para o casamento, né?!

Há dicas de tudo um pouco, quando ceder, quando necessário manter a palavra e a opinião, o quão importante é entender que as pessoas mudam. E, claro, ouvimos dicas para Lua de mel, conversamos sobre sexualidade, acreditem, mesmo com tanta divulgação, conhecimento e meios de comunicação, ainda existem dúvidas.
Ainda assim você se pergunta por que participar de um Curso de Noivos?

noiva gostosaPessoas bem informadas possuem chances muito maiores de viver uma vida matrimonial satisfatória! Ahhh, e existem vários nomes para esse curso, como o Curso de Preparo para o Casamento, já ouvi até falar em curso de casais. Esses cursos são abertos para qualquer casal, membro ou não da igreja, mas fiquem de olho nas datas de inscrição, as vagas são rapidamente preenchidas e os cursos não acontecem com tanta frequência.

Lembre-se, se vocês vão se casar é porque se amam muito, querem formar uma família, seja tendo filhos, adotando, tendo animais de estimação ou vivendo somente vocês dois, viajando pelos lugares mais inusitados e lindos do mundo. O objetivo principal desses cursos é orientar o novo casal sobre família, tolerância, respeito mútuo, filhos, ou seja, sobre os pilares que sustentam uma família. Muitos conflitos podem, e vão, surgir na vida conjugal, e esse momento dedicado a reunir vários casais inexperientes como você com pessoas experientes e treinadas para passar para frente modos e dicas de como administrar e superar conflitos que podem surgir na vida a dois. Já que é mais fácil prevenir do que remediar, é melhor ouvir sobre como planejar e levar a vida de casados agora do que quando os problemas surgirem.

O Curso Casa Saudável Para Noivas é um ótimo curso para as noivas que se preocupam em como viver com harmonia e em como não deixar que problemas como estresse e falta de comunicação interfiram na relação do casal. Clique aqui para saber mais sobre esse curso.

Não se preocupem que não haverá nenhuma lavagem cerebral, nenhum constrangimento ou indiferença. Você está casando pela 2ª, 3ª ou outra vez, participe. Quando fui fazer a minha inscrição ouvi o pastor dizer algo importante. “Passamos mais de 10 anos estudando, depois mais cinco na faculdade. O casamento, que é algo para sempre, nós só temos um dia para estudar… Mas vai valer à pena”. Isso é a mais pura verdade, qualquer curso que nós fizermos temos que aprender, quando começamos a trabalhar temos um período de experiência, no casamento não há experiência, é para a vida toda, é para um Sempre Felizes!

Eu gostei da experiência, ouvi coisas que eram conselhos, mas que a meu ver soaram como um sinal de alerta, um semáforo vermelho para o que eu não quero fazer ou não quero que aconteça no meu casamento. Beijos e até logo 😉

Mai Rocha

Jornalista apaixonada pelas palavras... Noiva ansiosa pelo casameto...

More Posts

Follow Me:
Facebook

Você pode gostar também de...

  • 86
    De olho no mercado casamenteiro O Brasil é um mercado de casamentos! Essa afirmação pode ser lida em diversas pesquisas e reportagens mais aprofundadas, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, foram realizadas 959,9 mil uniões. Enquanto a Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e…
    Tags: que, de, a, do, não, é
  • 86
    O noivado é uma fase maravilhosa para todo casal. É o momento especial em que eles começam a planejar e organizar tudo para dar o grande passo de irem morar juntos e finalmente serem uma família. Por conta de ser um momento tão importante, ele vem junto com muitas coisas…
    Tags: que, de, não, a, é, se, do
  • 85
    O casamento não é um evento qualquer que planejamos da noite para o dia. É claro que existem cerimônias que acontecem de última hora, mas a grande maioria é cercada de uma organização que preza pelo mínimo detalhe, para que nada passe batido durante aquelas horas tão preciosas. E uma…
    Tags: a, que, do, de, é, se
  • 85
    A viagem da lua de mel já é, por si só, um evento diferenciado. As escolhas de lugar para ir, onde se hospedar e o que fazer devem ser muito criteriosas na hora de planejar a primeira viagem com o cônjuge depois de oficializar a união. Reservar um excelente hotel…
    Tags: de, a, que, é, do
  • 84
    Planejar um casamento é o começo da realização do sonho de muitos casais, mas também é um motivo de grande estresse, principalmente quando os noivos moram a quilômetros de distancia ou então sonham em se casar em um lugar longe do qual moram. É muito difícil para o casal ter…
    Tags: que, a, de, se, é, não, do

← Previous post

Next post →

6 Comments

  1. Nossa ameii a dica. Neste domingo dia 26/05 irei fazer curso de noivos e estou super empolgada pra fazer, rsrs. Amei suas dicas. Bjim

  2. Olá Mai, tudo bem?

    Sou um dos blogueiros aqui também, falo sobre as músicas.
    Nossa, acredita que eu estava buscando curso para noivos…rsrs
    Somos evangélicos também, músicos e queríamos o endereço de onde vocês fez, pois como você disso, tem que levar este certificado à igreja e eles estão aguardando…eheheh

    Desde já obrigado!

  3. Mai Rocha

    Oi Francélio, tudo ótimo e com você?

    Eu fiz pela Igreja Adventista, segue os contatos: Associação Planalto Central – Igreja Adventista do 7º Dia, Tel: (61) 3343-5353 /98288606

    Sorte para vocês. Bjos

  4. Olá, Gostei do post sou Adventista do 7º dia, mas estou triste pq os cursos q tiveram eu perdi, namoro há três anos mas somente sete meses juntos, depois viajei e namoramos longe, em dezembro do ano passado noivamos, e como não paro mais de viajar não consegui fazer o curso e onde minha noiva mora não ministram o curso pois ela mora no interior e lá infelizmente não tem o curso, estou muito apreensivo de não podermos casar esse ano devido a obrigatoriedade desse curso, e sei que ela vai ficar mais triste ainda pq estamos sofrendo muito com a distância, se não conseguirmos casar esse ano pois marcamos a data pra dia 21 de dezembro desse ano, eu vou passar só 5 dias lá vamos casar e viajar pra cá, ela mora no amazonas e e estou morando no Paraná… então Mai o que você me diz… eu queria fazer o curso com ela mas será impossível. E não posso trazer ela pra Manaus pois isso já seria bem pior e eu não quero fazer isso, queremos casar no berço de nossa família!!

    • Oi André, a pergunta não foi para mim, mas eu também sou adventista. O curso de noivos é recomendado pela igreja, mas não é obrigatório. Eu conheço pessoas que casaram e não fizeram o curso. Eles nunca te impediriam de casar por causa disso. Acho que vale a pena conversar com o pastor que irá celebrar casamento. Ele mesmo pode dar as orientações para o casal em reuniões anteriores ao casamento. O curso deve ser bom para passar orientações sobre relacionamento um com o outro e com Deus e sobre a importância do casamento e tudo mais. Dizem que focam bastante no relacionamento sexual e fazem você pensar muito sobre as escolhas que estão sendo tomadas. Já vi algumas pessoas desistirem de casar depois do curso também. Acho que eles ajudam a pensar de forma mais racional e do acordo com os planos de Deus para a gente. Ainda não fiz o curso, mas já andei perguntando muito sobre ele por aí. Minha mãe mesmo considera o curso dispensável se a pessoa ler o lar adventista, mas acho interessante a interação com outros noivos e tudo mais… 🙂

  5. Eu e meu noivo estamos fazendo o Curso de Noivos,e estamos amando! É um lugar onde você vê que outras pessoas tem problemas no relacionamento como o seu,e acaba aprendendo com elas. E também um lugar onde podemos nos descarregar de tudo de ‘ ruim’ que pode estar acontecendo. Fora os casos engraçados,mas que nos fazem pensar muito também! Também sou evangélica,e independente de termos uma religião,um casamento não vai ser um conto de fadas só se vc for evangélico,ou católico. Pelo contrário,todos passam por problemas,a diferença é como encaramos esse problema!

    Um beijo,e amei seu blog!

Deixe uma resposta