Como contratar músicos para casamento

Aqui vão algumas dicas de como escolher os músicos para casamento para sua cerimônia.

A primeira dica é: Não deixe para contratar os músicos para casamento por último. Todos os detalhes do casamento são importantes, inclusive a música que será tocada e os músicos que trabalharão no evento. Pois não existe música ao vivo sem uma equipe de músicos dedicada, pontual e prestativa. Além do mais você não tem como garantir que achará uma equipe boa e que cobre o preço justo em cima da hora, com a disponibilidade da sua data.

Antes de buscar o grupo de músicos para casamento…

… Você pode começar a pensar em que tipo de música você quer na sua cerimônia; sugiro que você mantenha o mesmo “estilo do casamento”, então se você é uma noiva tradicional, opte por um repertório mais tradicional, se você é uma noiva mais moderna e antenada, opte por um repertório mais atual, isso ajuda a manter o estilo de casamento e evita discrepâncias.

Grupo de músicos para casamento

Em primeiro lugar você deve verificar através de sites ou redes sociais, como Facebook e Twitter, se o grupo está estabelecido no mercado, se tem material para mostrar, como vídeos e fotos de outros casamentos que realizou, depoimentos de outros clientes também ajudam, ou você também pode pedir indicação de uma amiga que contratou músicos.

Escolha uma média de 10 empresas, e mande e-mails solicitando orçamento. Depois filtre umas 5 empresas. Mas não leve somente em consideração o preço que elas cobram. Pois nem sempre o mais barato é o melhor, procure saber se o grupo:

  • Atende o local onde você vai casar.
  • Possui a data que você escolheu; (Por isso você não deve deixar por último)
  • Toca as músicas que você escolheu;
  • Formaliza o evento através de contrato;
  • Trabalha com equipe profissional, de preferência com formação universitária.

Mas por que contratar músicos profissionais para o meu casamento?

Na música, como em muitos ramos profissionais, principalmente os ligados às artes, o processo de formação profissional é muito extenso (eu mesmo tenho quase 20 anos estudando), então para que um músico possa se dizer profissional ele deve ter no mínimo 5 anos de estudo. Além do mais a música exige dedicação exclusiva do profissional.

Eu já vi vários grupos formados por pessoas que tocam por hobby e acham que podem ganhar um “dinheiro extra” tocando em casamentos. Isso é extremamente prejudicial para os clientes, pois você não tem como garantir que aquele músico se prepare bem para seu evento, pois ele terá outra atividade primária que tira o foco dele da música e portanto da música que será tocada em seu casamento.

Espero que essas dicas ajudem os leitores na escolha dos músicos para sua cerimônia de casamento.

Até breve.

Moabe Vettore

Músico violinista especializado em música para casamentos e eventos, atuo na cidade do Rio de Janeiro. Caso vocês queiram conhecer melhor meu trabalho basta acessar o site: riocordas.com.br

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Você pode gostar também de...

  • 93
    Planejar um casamento é o começo da realização do sonho de muitos casais, mas também é um motivo de grande estresse, principalmente quando os noivos moram a quilômetros de distancia ou então sonham em se casar em um lugar longe do qual moram. É muito difícil para o casal ter…
    Tags: que, você, a, de, casamento, se, é, não, do
  • 90
    O noivado é uma fase maravilhosa para todo casal. É o momento especial em que eles começam a planejar e organizar tudo para dar o grande passo de irem morar juntos e finalmente serem uma família. Por conta de ser um momento tão importante, ele vem junto com muitas coisas…
    Tags: que, de, não, a, é, se, do, você, casamento
  • 85
    De olho no mercado casamenteiro O Brasil é um mercado de casamentos! Essa afirmação pode ser lida em diversas pesquisas e reportagens mais aprofundadas, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, foram realizadas 959,9 mil uniões. Enquanto a Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e…
    Tags: que, de, a, do, não, você, é
  • 85
    O casamento não é um evento qualquer que planejamos da noite para o dia. É claro que existem cerimônias que acontecem de última hora, mas a grande maioria é cercada de uma organização que preza pelo mínimo detalhe, para que nada passe batido durante aquelas horas tão preciosas. E uma…
    Tags: a, que, do, de, é, casamento, se
  • 81
    Hoje vou falar um pouco sobre adaptações de músicas que são feitas para cerimônias de casamento. Muitas noivas querem aquela música especial, que lembra determinado momento da sua vida a dois e que por algum motivo marcou a sua vida ao lado do seu amado. Mas alguns detalhes devem ser levados…
    Tags: que, a, música, de, você, é, se, casamento, não

← Previous post

Next post →

5 Comments

  1. Lucia cert

    Às vezes, a parte da musica pode se complicar no que se trata de casamentos. Para mim é das coisas mais importantes no ambiente que se pretende numa cerimonia de casamento.

    🙂 gostei do artigo.

  2. Achei o artigo muito pertinente. Conheço muitos músicos que são excelentes para shows e gravações, mas apenas “quebram o galho” tocando em cerimônias de casamento. Sem contar aqueles que preferem nem tocar, por medo da grande responsabilidade que carregam. Fazer a trilha sonora de um casamento exige sensibilidade e seriedade. Venha conhecer uma forma diferente de musicar a sua cerimônia de casamento! http://www.musicasobmedida.net

  3. Deise Ferreira de Ávila

    Quanto custa para o musico fazer o som da entrada da noiva com instrumento?

  4. Li o conteúdo de seu artigo em que os senhores exaltam apenas o estudo, o que não pode desmerecer a experiência, pois como profissional que sou faz trinta anos, possuindo outra atividade além da música, desafio a qualquer outro que questione meu profissionalismo, quanto a meu talento, veja meus vídeos, veja minhas apresentações. Muitas pessoas vieram a mim e disseram: Puxa você estudou onde? – eu respondo – Aprendi ouvindo meus artistas favoritos. Fiz muitas pessoas de todas as idades felizes e emocionadas, mas não vou cometer a leviandade de menosprezar o estudo, fiz seis meses de conservatório Vila Lobos e hum ano no antigo grupo AMA, estudei sonorização num curso rápido e vejo artigos sempre a respeito, mas conheço pessoas que não têm sequer pisado num conservatório botarem músicos estudados no bolso, tecnicamente e, principalmente, pelo carisma.

  5. Carlos De Almeida

    Como faço para ver orçamento com vcs.

Deixe uma resposta