Hello, gente! Mais uma sexta-feira e mais um post meu que escrevo De Noiva para Noiva 🙂 Casamento e apartamento são coisas que andam juntas, né?! E hoje o assunto é a aquisição do meu apartamento!  Confesso que as etapas dessa compra foram um pouco complicadas. Pois financiamento de imóvel é uma coisa muito séria e envolve certas “surpresinhas”. Ou seja, altas aventuras. rsrsrs

Encontrando nosso apartamento

Meses antes eu e meu noivo já estávamos com a ideia de comprar um apê. Meu pai havia dado a sugestão de construirmos um “puxadinho” nos fundos da minha casa. Mas no fundo nunca gostamos dessa ideia, pois como se diz por aí “Quem casa quer casa”. Por conta disso começamos a procurar apartamentos em vários sites de construtoras e fomos pegando os preços.
Até que um belo dia, andando em um dos Shoppings aqui perto de casa, eis que avistamos um estande de vendas de um apartamento simples, mas que atenderia satisfatoriamente nossas necessidades: 42m², 2 quartos, cozinha americana. Para quem está começando a vida está ótimo!

Comprando o nosso primeiro apartamento

Alguns dias depois de fazermos uma simulação no estande do shopping, fomos até o estande de vendas do próprio apartamento, para conferir tudo certinho sobre o contrato, a entrada e as parcelas. Estava tudo lindo, teríamos o lar que poderíamos chamar de “nosso”! 🙂

Entrada e Financiamento

Para fechar o contrato com a construtora, a entrada exigida deve ser paga durante o período de obras. Geralmente,  a entrada é parcelada conforme a preferência de quem está comprando, com a possibilidade de deixar parcelas maiores chamadas de “intermediárias”, que costumamos deixar para o mês de dezembro, onde recebemos 13,º por exemplo.  A entrada deve ser paga até a entrega das chaves.  Já o restante pode-se financiar com o banco. No nosso caso financiamos com a CEF (Caixa Econômica Federal).

Imprevistos e INCC

Quando estávamos comprando o nosso apartamento, o corretor nos alertou sobre um tal de INCC, que até então não sabíamos o que era, mas seria ele que corrigiria as nossas parcelas e o saldo devedor. Para quem não sabe, INCC significa “Índice Nacional de Custo da Construção” utilizado para correção dos valores dos contratos de compra de imóveis, durante o período de construção, de acordo com a variação do custo de materiais e equipamentos. Saberíamos que cada mês nossas parcelas subiriam uns poucos reais, mas não estávamos informados que o saldo devedor (que seria financiado junto a CEF), também subiria sendo corrigido por esse índice. Chegou uma hora que olhamos o saldo devedor, e quanto mais a gente pagava, mais ele subia!
Quase que isso nos fez desistir do nosso apê, mas graças a Deus tudo deu certo e conseguimos lidar com os imprevistos e muitos reais a mais que o INCC nos provocou!

Obras e previsão de entrega

De vez em quando eu e meu noivo vamos até a construção observar como está o andamento das obras, pois a primeira previsão de entrega é agosto desse ano (mas eles podem atrasar 6 meses, ou seja, o prazo máximo do máximo é fevereiro do ano que vem).
Nem preciso dizer que estamos muito ansiosos para a entrega das chaves e para a reforma, né?! Ansiedade grande pelo casamento e apartamento.

apartamento em construção. Acompanhamento das obras.

Nosso apartamento em construção. 😉

Conselhos de noiva amiga

  • Se for comprar um apartamento na planta, busque saber detalhes sobre a construtora responsável pela obra;
  • Estejam atentas aos valores, ao INCC, e principalmente no quanto vocês podem pagar por mês!
  • Sempre deixem uma “folguinha” no orçamento para poder driblar esses imprevistos que aconteceram comigo para vocês não correrem o risco de querer desistir.
  • Tente acompanhar de perto o andamento da obra.

Já comprou seu apartamento?

😉

Amanda Lima

Amanda, 20 anos, capricorniana, paulista e blogueira. Estou aqui para compartilhar com vocês o meu dia a dia de noiva.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookYouTube

Você pode gostar também de...

  • 75
    O Manual da Noiva  foi escrito pela Carrie Denny, editora da revista para noivas Philadelphia Wedding. Por trabalhar tantos anos no ramo de casamentos, e mais especificamente, com noivas, ela conseguiu reunir as maiores duvidas de quem vai se casar e montar um guia com dicas práticas e que irão ajudar…
    Tags: de, que, noiva, a, dicas
  • 72
    Noivinhas eu estou em falta com vocês, mas a gripe me pegou, está chovendo em Brasília nessa época do ano, isso é muito estranho, frio e chuva juntos no DF, rsrs, mas enfim, vamos falar de casamento... Neste caso vamos conversar sobre Vestido de noiva. Bom, dessa vez quero dar…
    Tags: que, de, noiva, dicas
  • 72
    Todo o planejamento de um casamento é muito difícil, mas para muitas noivas o grande pesadelo (e sonho hihi) é a escolha do vestido. Escolher o modelo, o tecido, o tamanho, os detalhes e ter que combinar tudo isso com o tipo de cerimonia e, principalmente, com o estilo dela…
    Tags: de, a, que, noiva, dicas
  • 68
    Ooooi, noivinhas! Semana passada eu falei sobre a contratação do buffet para a minha festa de casamento. E como sou uma noiva tecnicamente "adiantada", comecei a olhar serviços de foto e vídeo de casamento com bastante antecedência (muitos fornecedores não me mandaram orçamento porque não tinham agenda aberta para 2014, ainda).…
    Tags: de, que, a, noiva, dicas
  • 66
    Escolher o vestido de noiva é uma tarefa muito complicada, depois da noiva ter olhado vários modelos e estilos diferentes, ela vai ter que fazer a sua escolha e finalmente decidir qual será o vestido que marcará para sempre o dia do seu casamento. É importante que ela comece a…
    Tags: a, de, que, noiva, dicas